São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Enquanto isso...


Subestimados, campeonatos juvenis como a Copa Gerdau renovam a tradição e formam caráter de homens e tenistas


RÉGIS ANDAKU
COLUNISTA DA FOLHA

O LEITOR não encontrou a notícia fora de publicações especializadas e jornais locais, mas Blumenau, em Santa Catarina, foi invadida na semana passada por cerca de 800 jovens tenistas que jogaram o Banana Bowl. O torneio, o mais famoso infantojuvenil do país e em sua 40ª edição, não tem a força que já teve um dia, em São Paulo, mas continua disputado e desejado -daí o tanto de gente jogando.
Nesta semana, é a vez de Porto Alegre receber a 27ª edição de outro tradicional torneio: a Copa Gerdau.
São quase os mesmos 800 garotos e garotas que estão tomando a Associação Leopoldina Juvenil e a Sogipa, sem contar os adultos que trabalham na organização, juízes, pais...
Com pouca atenção, esses torneios são subestimados por patrocinadores, mídia e torcida. Uma pena. Por incrível que pareça, é nos torneios juvenis que a tradição do tênis se renova e se mantém forte. É onde garotos rebeldes se educam para o tênis. É onde a moda pega. É onde a fama se espalha, a superstição aparece e as manias viram hábito.
Em quase nenhum torneio juvenil há árbitro de cadeira, que dirá juiz de linha. É cada garoto que faz a chamada das bolas em sua quadra. Nada de preparador físico, técnico, material sobre o rival, apoio de fãs ou jornalistas para divulgarem seus feitos.
Mas é assim, só e ao mesmo tempo cercado de gente igual, que o tenista começa a se descobrir e a escrever sua história. O rival de amanhã é o colega de quarto hoje. O oponente de hoje ajuda a bater bola amanhã.
E, enquanto você lê esta coluna, futuros homens e campeões estão em gestação e se formando.

Vencedores
Em tempo, segue a lista dos campeões do Banana Bowl: Juan Sebastian Gomez (COL) e Beatrice Capra (EUA) na categoria 18 anos, Thiago Monteiro e Francesca Rescaldini (ARG) na 16, Silas Cerqueira e Sara Gimenez (PAR) na 14. Em Porto Alegre, a Associação Leopoldina Juvenil recebe o torneio de 18 anos, e a Sogipa, os de 16, 14 e 12 anos da Copa Gerdau. Com entrada franca até domingo.

RIO CHAMPIONS
Fernando Meligeni ganhou domingo seu primeiro título no "circuito de veteranos" (que, pela qualidade dos tenistas, tem razão em ser chamado de "dos campeões"). Na final, bateu o australiano Mark Philippoussis por 2 a 1. Pelo terceiro lugar, Wayne Ferreira, que eliminou Marat Safin, bateu Mats Wilander.

OUTROS CAMPEÕES
Não foi bem um "amistoso" o que reuniu, com Roger Federer e Rafael Nadal, Pete Sampras e Andre Agassi. Em dado momento, a troca de farpas entre os americanos constrangeu Federer, Nadal e o público. Para ver, procure por "Things Get Ugly Between Two" no YouTube.

reandaku@uol.com.br


Texto Anterior: Adriano é outro do Fla na mira da polícia
Próximo Texto: Pará ganha holofotes por uma semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.