São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abertura mata artilharia e vê enterro do Palmeiras

Brasileiro larga com média de gols mais baixa do século e mais um vexame da equipe de Leão

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não houve goleada, não houve artilheiro com mais de um gol, não houve neste século uma primeira rodada de Campeonato Brasileiro com uma média tão baixa de tentos por partida: 1,8.
O Nacional de 2005 registrou recorde de gols -média de 3,13 por jogo- e não viu no início duelos com tanta ênfase na marcação como agora. Dos 18 gols da rodada, 10 surgiram de jogadas de bola parada, contando lances diretos (faltas e pênaltis) e indiretos (gols oriundos de cobranças de falta).
Esse índice de 55,6% de gols de bola parada, segundo o Datafolha, supera a marca recorde em uma edição da competição -33,9% no Brasileiro de 2003.
Dos principais favoritos ao título, só o São Paulo venceu na estréia. Passou pelo Flamengo no Morumbi por 1 a 0 com um gol de pênalti do goleiro Rogério, que pela primeira vez aparece no topo da lista de artilheiros da disputa (empatado com outros 17 atletas), prova de que os jogadores de frente não estavam muito inspirados nessa largada de Nacional.
O Grêmio, campeão da Série B, dobrou no estádio Olímpico o Corinthians, detentor do título da Série A, por 2 a 0, com seu estilo de forte pegada. O time gaúcho lidera por ter sido o único a vencer por mais de um gol de diferença, e o time da MSI é o lanterninha.
O Santos, que foi campeão paulista esbanjando vitórias magras (foram cinco vitórias por 1 a 0), ficou no empate sem gols com Goiás, outro candidato ao troféu deste ano. O Cruzeiro perdeu de virada no ABC para o São Caetano (1 a 2). E o Inter havia empatado com o Vasco anteontem (1 a 1).
O jogo com mais gols da rodada foi o que apresentou a maior surpresa. A Ponte Preta derrotou o Palmeiras por 3 a 2 em pleno Parque Antarctica, estádio que o time de Leão mais teme atualmente. A torcida palmeirense promoveu até marcha fúnebre na derrota que pode acarretar em mudanças no comando do clube paulistano.
Quem se deu bem também fora de casa foi o Fluminense, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR na Arena. E não foi o único carioca a vencer na primeira rodada. Assim como no ano passado, o Botafogo começou bem, fazendo 1 a 0 no Fortaleza.
O segundo 0 a 0 da rodada aconteceu no Nordeste no confronto entre Santa Cruz e Figueirense.
O Brasileiro que mais se assemelha com torneio europeu larga com média de gols inferior a Alemão (2,7), Italiano (2,6), Espanhol (2,4), Inglês (2,4) e Francês (2).
Mas foi apenas a primeira rodada. O Cruzeiro de 2003, o Santos de 2004 e o Corinthians de 2005, por exemplo, não venceram em suas estréias e levantaram a taça.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Palmeiras afunda e chega à pior seqüência desde 2001
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.