São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo é poupado de treino de bolas altas

Atacante, que se sentiu mal um dia depois da estréia, só chuta bolas a gol

Para provocar fotógrafos, jogador do Real simula vômito e, após escutar som das máquinas, diz que não poderia ficar naquele lugar


DOS ENVIADOS A KÖNIGSTEIN

Mesmo sem "problemas orgânicos", o atacante Ronaldo foi poupado ontem do treino de jogadas aéreas. Na segunda parte da sessão, a última em Königstein, o jogador do Real Madrid foi colocado com os reservas em outra parte do campo enquanto o técnico Carlos Alberto Parreira comandava um ensaio ofensivo de "bolas altas" com os outros titulares.
Na quarta, um dia após a pífia atuação na estréia no Mundial, Ronaldo foi levado a uma clínica em Frankfurt com tonturas, dores de cabeça e enjôo. Na tarde de ontem, o atacante, que nunca foi bom nas cabeçadas, passou o resto do treino chutando para os goleiros reservas. Já Adriano, Emerson, Kaká, Juan, Lúcio e Zé Roberto treinavam na área jogadas ensaiadas para surpreender os australianos. Ronaldinho e Roberto Carlos faziam os cruzamentos.
Ronaldo e Parreira não deram entrevista. Apenas o médico da seleção, José Luiz Runco, falou sobre o estado de saúde do jogador. "Garanto que não há nada de errado, de ordem orgânica, com o Ronaldo", disse o médico. Até ontem, o jogador tomava remédios. "Um é para a tontura. O outro é para o aparelho gástrico, por causa da endoscopia que ele fez. A medicação será interrompida hoje [ontem], mas não causa problema de doping", declarou Runco.
O mal-estar que o levou ao hospital está relacionado ao estresse enfrentado desde o início da preparação para a Copa. Este foi o diagnóstico do médico alemão que o atendeu.
"Minha função é resolver a parte orgânica. Dizer se foi estresse ou não, não nos cabe fazer essa análise", disse Runco.
No Mundial de 1998, horas antes da final da competição, o jogador teve uma crise nervosa que quase o tirou da partida.
Apesar dos problemas médicos nos últimos dias -teve bolhas nos pés e virose-, Ronaldo está confirmado para o jogo contra a Austrália, amanhã.
Na terça, ele foi o pior em campo na vitória contra a Croácia, em Berlim. Caso volte a fracassar, corre risco de perder a vaga de titular. Com um plano B montado, Parreira já disse que vai analisar a sua atuação em Munique para depois anunciar se fará mudanças.
"Acho que todo mundo já viu que o Ronaldo está com outra cara. Está diferente de quando chegou aqui [na Europa]", afirmou Runco, que garante que o jogador está recuperado.
Depois do treino de ontem, ele provocou uma correria de fotógrafos e cinegrafistas na Arena Zagallo. Ao seguir em direção ao alambrado do estádio para cumprimentar um amigo, fez questão de "brincar" com os fotógrafos. Ao perceber o som das câmeras ao passar a mão na cabeça, o jogador provocou: "Escute o barulho [das câmeras] agora. Vou fingir que vou vomitar", disse o jogador, ao assessor de imprensa da CBF, enquanto encostava a cabeça numa barra de ferro. "Não dá para ficar aqui", disse o atacante, que foi para o banco de reservas dando risadas. (EDUARDO ARRUDA, PAULO COBOS, RICARDO PERRONE E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Memória: Futebol "feio" deu vexame e uma Copa
Próximo Texto: Preparador desmente mãe de atleta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.