São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natação, Scheidt e esgrima ainda vivem na cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Os vestígios de uma São Paulo vencedora sobrevivem com os investimentos de um clube e a perseverança de um atleta.
Robert Scheidt, iatista hexacampeão mundial da classe laser, mantém a base de seus treinos na represa de Guarapiranga (zona sul) e vai na contramão dos colegas -a maioria dos velejadores treina no Rio.
Mesmo assim, não arreda pé. Diz que a represa é o lugar com o qual mais se identifica na cidade -foi no tradicionalíssimo Iate Clube Santo Amaro que aprendeu a velejar.
Outro destaque é a natação. Após perder a hegemonia para equipes do Rio no final da década de 90, o Pinheiros se recuperou e hoje abriga o elenco mais forte do país -Jose Meolans (ARG), campeão pan-americano, e Gustavo Borges, quatro vezes medalhista olímpico, integram o time. O clube é o campeão do Troféu Brasil e do José Finkel, os dos principais torneios da modalidade.
O Pinheiros também investe na esgrima e foi a base da equipe que representou o Brasil no Pan-Americano de 2003.
A escolha dos esportes contemplados com investimentos, segundo o presidente do clube, Antonio de Alcântra Rudge, foi feita a dedo. "Não temos como competir com grandes patrocinadores. Natação e esgrima não têm muita visibilidade, então montamos boas equipes com orçamento modesto."


Texto Anterior: Metrópole sufoca vocação esportiva
Próximo Texto: Atletismo: Política secou fonte de onde surgiu Adhemar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.