São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Adversário de brasileiro na estréia de hoje em Melbourne é o mesmo do retorno à grama, mas condições são opostas

Guga relembra Wimbledon na Austrália

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Há seis meses, Gustavo Kuerten voltou a disputar Wimbledon após duas últimas edições ausente contra um rival sem grandes resultados na grama, mas ainda assim com um histórico melhor do que o seu na superfície.
Hoje, na estréia do Aberto da Austrália, por volta das 22h30, o brasileiro volta a encontrar o adversário de seu primeiro jogo em Londres, o holandês John van Lottum, mas agora em situações opostas. Van Lottum, 93º colocado do ranking, retorna a Melbourne após quatro anos.
O Aberto da Austrália é o único Grand Slam no qual Kuerten apresenta aproveitamento inferior a 50% -venceu apenas cinco dos sete confrontos que disputou.
Mesmo assim, seu desempenho no torneio australiano é superior ao do oponente, que, em duas participações, caiu na estréia.
Em Wimbledon, Guga teve sorte e avançou após abandono do holandês, que sentiu dores nas costas após vencer o primeiro set por 6/2 e ter o serviço para tentar empatar a segunda parcial em 3/3.
Kuerten diz que o mau retrospecto nas quadras de Melbourne é resultado de detalhes.
"Não é que eu jogo mal aqui na Austrália. Todos os anos que eu joguei, tive chance de ganhar. Sempre perdi jogos duros aqui e algumas vezes até com match point", afirmou ele, cabeça-de-chave número 19 da competição.
O brasileiro afirma também que, apesar de não ter conseguido defender o título do Torneio de Auckland, a semana passada foi importante para sua preparação.
"Sei que estou batendo bem na bola, agora tenho mais um dia pra treinar aqui", disse ele ontem.
Será o segundo confronto de Guga com Van Lottum em torneios de primeira linha. Apesar disso, ele conhece o jogo do adversário, já que foram parceiros de duplas no Aberto dos EUA.
Além de Kuerten, outros dois brasileiros estão na chave do Aberto da Austrália.
Flávio Saretta, segundo do Brasil e 46º do mundo, tenta sua primeira vitória no torneio que disputa pela terceira vez.
Sua estréia, porém, é dura. Ele enfrenta na próxima madrugada o eslovaco Dominik Hrbaty, algoz de Guga em Auckland e que já conquistou dois títulos em 2004.
Já Ricardo Mello, 128º do ranking, passou pelo qualifying e joga seu primeiro Grand Slam. Seu rival será o argentino David Nalbandian, oitavo cabeça-de-chave.


NA TV - Aberto da Austrália, ao vivo, a partir das 21h, na ESPN International


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Barcelona-Holanda
Próximo Texto: Agassi tenta manter reinado na Austrália
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.