São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Descenso atinge times com dedo internacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Muito clube sonha com um parceiro internacional, mas a definição do rebaixamento no Campeonato Paulista-05 mostrou que nem sempre isso significa bons resultados.
Dos quatro times rebaixados em campo, três são ou foram tocados por sócios estrangeiros. Muita gente em Limeira, terra da lanterna Internacional, diz que o clube entrou em decadência depois da passagem de um grupo italiano que tocou o clube na temporada 2003.
Mas é nos casos de Sorocaba e União Barbarense que está a prova de que o capital estrangeiro sozinho não resolve nada.
O Sorocaba é propriedade do grupo do reverendo Moon, o sul-coreano que tem uma igreja com forte presença no Brasil.
No ano passado, o União Barbarense levantou o título da Série C do Nacional, mas agora é rebaixado sob o comando de um misterioso grupo que tem ucranianos como os seus principais acionistas.
O outro rebaixado pelos resultados do gramado, o União São João, não tem estrangeiros no comando, mas foi um dos primeiros clubes a tomar o rumo apontado como a salvação de muitos times. O clube de Araras foi um dos primeiros do país a se transformar em empresa, mas, antes do Paulista, já havia caído no Nacional.(PC)

Texto Anterior: Futebol: Interior domina rebaixamento e encolhe
Próximo Texto: O canto do cisne: Endividada, Inter quer começar do zero
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.