São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Filial", Ipatinga derrota Cruzeiro e ganha título inédito do Mineiro

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A programação para a festa no Mineirão era toda do Cruzeiro, mas foi o Ipatinga que levou o título do Mineiro-05 ao bater a "matriz" por 2 a 1, em uma partida em que o time do Vale do Aço foi superior desde o começo.
O Ipatinga disputou o campeonato sustentando a fama de ser a "filial" do Cruzeiro, já que foi formado a partir da cessão de 17 jogadores pelo clube da capital.
Além de ceder os jogadores que não figuravam sequer entre os reservas, o time da capital cedeu também ao clube da cidade de Ipatinga o treinador Ney Franco e o assistente Moacir Pereira.
O Ipatinga sempre refutou o rótulo de "filial", mas a diretoria do Cruzeiro se vangloriava disso, especialmente quando a "matriz" eliminou o arqui-rival Atlético na semifinal do campeonato.
Sem o título, restou ao Cruzeiro ouvir de quase a totalidade dos 52.816 pagantes no Mineirão gritos de "olé" quando o Ipatinga tinha a posse de bola, vaias e insultos como "time sem-vergonha".
O técnico Levir Culpi também foi xingado e vaiado.
Depois do empate em um gol na partida de ida, no domingo anterior, bastava ao Cruzeiro empatar para ficar com título, já que registrou a melhor campanha na fase inicial. Mas foi o Ipatinga quem deu as cartas ontem.
O time começou a conquistar o seu inédito título de campeão mineiro, aos 5min, quando Léo Medeiros marcou o primeiro gol chutando de fora da área.
Aos 15 min, o Ipatinga ampliou, com Willian, escorando com o pé cobrança de escanteio.
Sem conseguir produzir no ataque e muito menos marcar as boas trocas de passes em velocidade do time do Vale do Aço, o Cruzeiro viu o Ipatinga perder muitas chances de gol.
Nem a modificação promovida pelo técnico Levir Culpi logo após o segundo gol do adversário -colocou o ex-flamenguista Jean no ataque e tirou o volante Diego- mudou o panorama.
No segundo tempo, o Ipatinga continuou superior e perdendo gols. O Cruzeiro, desordenado, ainda conseguiu diminuir com o atacante Fred aos 34 min, mas a volta olímpica e as promessas pagas andando de joelhos no gramado ficaram por conta dos jogadores do Ipatinga.

Texto Anterior: As personagens: Resultado faz "Mulheraço" ir da festa às lágrimas
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Ronaldos marcam e mantêm diferença entre Barcelona e Real Madrid
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.