São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão deve ter novo esquema, no qual troca zagueiro por um meia

DA REPORTAGEM LOCAL

Para lançar seu time ao ataque, o técnico Zico mudou até o esquema tático. Desistiu do 3-5-2 para optar pelo 4-4-2.
"É a melhor medida para uma partida em que precisamos ganhar o jogo", disse o treinador. "Mas não podemos conceder tantos espaços para o adversário finalizar."
Assim, o volante Nakazawa, que vinha jogando mais recuado, deve perder a vaga para o meia Ogasawara. A entrada do jogador é certa, mas pode ser no lugar de outro atleta do meio-campo,Nakamura, caso este não tenha condições de jogar -estava com febre ontem.
No banco no início da competição, Ogasawara é visto como um jogador criativo, com bom arremate, que vinha sendo preterido por Zico.
Outra mudança certa é a entrada do lateral-direto Kaji no lugar de Komano. Titular que tinha se contundido nos amistosos de preparação, ele é considerado melhor no aspecto ofensivo para a equipe.
Outra preocupação de Zico é o rendimento de sua dupla de ataque, Takahara e Yanagisawa, que não jogaram bem contra a Austrália. Ele espera que o primeiro volte a apresentar o futebol que desenvolveu nos amistosos preparatórios -chegou a marcar dois gols contra a Alemanha.
Uma opção para o segundo tempo é o atacante Oguro.
Na defesa, a principal preocupação de Zico é impedir os cruzamentos dos croatas para a área. Esse é um dos motivos para jogar com laterais fixos, em vez de alas.
A pressão sobre o técnico do Japão veio até de fora da delegação da equipe. O ex-treinador da seleção Philippe Troussier afirmou que os japoneses tinham que se soltar mais e, assim, melhorar o rendimento do ataque. Zico já reclamava da falta de iniciativa dos atletas.


Texto Anterior: Estatística: Asiáticos vão ter que superar tabus no jogo
Próximo Texto: Jogadores croatas se recuperaram fisicamente e estão com moral alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.