São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Grupo francês vai à falência e culpa mascote

DO ENVIADO A MUNIQUE

Goleo está todos os dias nos telões dos estádios da Copa. É uma norma da Fifa. Só que, mesmo com tanta exposição, é difícil ver torcedores carregando uma réplica da mascote a tiracolo.
Os críticos dizem que o animal não tem apelo porque não representa a Alemanha, mas há outra celeuma vinculada às vendas do produto.
A discussão surge por causa de uma empresa francesa chamada Nici AG, que pagou 28 milhões para ter com exclusividade os direitos de licenciamento do leão.
Em março, contudo, a agência entrou com um pedido de falência. Segundo seus acionistas, as baixas vendas de produtos vinculados a Goleo foram responsáveis pelo estado de bancarrota. A Fifa, todavia, rebate isso.
"Era uma companhia grande, que contraiu uma dívida superior a 400 milhões. Claro que não foram as vendas de uma mascote que levaram o grupo à falência. [...] Era um ótimo negócio", afirma Alexander Koch, responsável pela programação visual do Mundial alemão. (GR)


Texto Anterior: Símbolos do Mundial são nojentos, diz especialista
Próximo Texto: Guerra entre Itália e EUA faz história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.