São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Kiraly é "filho" da Califórnia e joga até hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O melhor jogador de vôlei do século 20 nasceu Charles Frederick Kiraly, em Jackson (Michigan). Karch, como começou a ser chamado, aprendeu a jogar com o pai, um médico húngaro que foi para os EUA em 1956, quatro anos antes de o filho nascer.
A sala de aula era a praia, na Califórnia, onde o garoto foi criado e despontou.
Kiraly logo tomou parte no time de vôlei de quadra do colégio em que cursou o ensino médio. Lá, era ídolo dos colegas e chegou a ser eleito o melhor jogador do Estado.
Depois, durante o curso de bioquímica, defendeu a Universidade de Los Angeles.
O sucesso na seleção o levou ao vôlei de quadra profissional, na Itália, já que os EUA não possuem uma liga forte. Com o Messagero, sagrou-se campeão mundial de clubes em 1991.
Quando foi para a praia, o pai de Kristian e Kory se tornou o mais bem pago jogador do mundo. Em Atlanta-96, fez dupla com Kent Steffes na campanha do ouro.
Na areia também comprou briga com a Federação Internacional de Vôlei, a qual acusava de boicotar o circuito da Associação de Jogadores Profissionais dos EUA.
Kiraly atualmente ainda disputa torneios na praia que vão desde exibições até o circuito profissional de seu país, em que atua como comentarista. Também escreve livros sobre táticas e treinos para vôlei de quadra e areia e trabalha em projetos ligados ao esporte. (ML)


Texto Anterior: Brasil só vira lenda com 2º ouro, diz mito do vôlei
Próximo Texto: "Mago" dos EUA aponta Escadinha como destaque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.