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Tapete que vibra é esperança para próximos anos
DO ENVIADO A SEPANG
Depois de descobrir e copiar os minipneus da Michelin, a Ferrari prepara nova
ofensiva na área de desenvolvimento aerodinâmico. E
acelera seus trabalhos para
inaugurar, em 2007, seu novo túnel de vento, de custo
estimado em 40 milhões,
cerca de R$ 104 milhões.
A atual galeria de Maranel-lo, fundamental na concepção dos carros que conquistaram 11 Mundiais de Pilotos
e Construtores, completará
dez anos. Ainda é considerada melhor que a de muitos
times médios. Mas a disputa
da Ferrari é mais em cima.
E, para vencer o duelo com
Renault, McLaren e Honda
-cujo novo túnel também
ficará pronto no meio de
2007-, a Ferrari inovará.
Hoje, os equipamentos
mais modernos são dotados
de tapetes que correm sob os
carros, girando as rodas. Na
galeria ferrarista, além de
correr, o tapete vai vibrar, simulando as condições de asfalto dos mais variados tipos
de circuito e piso.
Para abastecer o software
que comandará os movimentos do tapete, o time
usará as informações colhidas pela telemetria nos testes
e fins de semana de corrida.
Serão movimentos sutis,
com freqüência baixa, de 10
a 15 hertz, mas que, segundo
acredita a Ferrari, poderão
resultar em novos achados
na criação dos carros.
Nenhum time conta com
sistema parecido.
(FSX)
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