São Paulo, domingo, 19 de março de 2006

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Tapete que vibra é esperança para próximos anos

DO ENVIADO A SEPANG

Depois de descobrir e copiar os minipneus da Michelin, a Ferrari prepara nova ofensiva na área de desenvolvimento aerodinâmico. E acelera seus trabalhos para inaugurar, em 2007, seu novo túnel de vento, de custo estimado em 40 milhões, cerca de R$ 104 milhões.
A atual galeria de Maranel-lo, fundamental na concepção dos carros que conquistaram 11 Mundiais de Pilotos e Construtores, completará dez anos. Ainda é considerada melhor que a de muitos times médios. Mas a disputa da Ferrari é mais em cima.
E, para vencer o duelo com Renault, McLaren e Honda -cujo novo túnel também ficará pronto no meio de 2007-, a Ferrari inovará.
Hoje, os equipamentos mais modernos são dotados de tapetes que correm sob os carros, girando as rodas. Na galeria ferrarista, além de correr, o tapete vai vibrar, simulando as condições de asfalto dos mais variados tipos de circuito e piso.
Para abastecer o software que comandará os movimentos do tapete, o time usará as informações colhidas pela telemetria nos testes e fins de semana de corrida.
Serão movimentos sutis, com freqüência baixa, de 10 a 15 hertz, mas que, segundo acredita a Ferrari, poderão resultar em novos achados na criação dos carros.
Nenhum time conta com sistema parecido. (FSX)


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