São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Em sua 3ª vez, Fernanda vibra com amuleto

DO ENVIADO A QINGDAO

"Ele é guerreira." Assim a mãe Suzana define o perfil de Fernanda Oliveira.
Com 1,61 m e 52 kg, Fernanda é a timoneira na 470, sendo o "cérebro" da embarcação, definindo a tática e respondendo pelo controle do leme e da vela mestra (a maior do barco).
Sua família não é do ramo da vela. Mas sempre a apoiou. O pai, o empresário Arles, gosta de torcer pela filha. "Ela sempre se identificou com a vela."
E a mãe não esquece de quando tudo começou: "Fomos almoçar no Clube dos Jangadeiros, na beira do Guaíba. Ela velejou, gostou e entrou na escolinha." Fernanda até praticou tênis e natação, mas optou pela vela e passou a levá-la a sério em 97, com 16 anos. Mas pensou em largar tudo devido ao custo elevado. O pai sempre a ajudou, mas foi necessário obter patrocínio.
Formada em administração, Fernanda, 27, vive na capital do RS e soma 11 títulos nacionais na 470. Após o 19º lugar em Sydney-00, com Maria Krahe, e o 17º em Atenas-04, com Adriana Kostiw, ela festeja com um pingente (seu amuleto) com a palavra sorte no pescoço. Mas sabe que o bronze foi fruto do trabalho. (EA)


Texto Anterior: Vela: Trabalho iniciado após 2004 coroa dupla brasileira
Próximo Texto: Perfil: Após início com pai, Isabel vê superação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.