São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras quer Marcos como herói

No dia em que faz 500 jogos pelo time, goleiro é arma nos pênaltis

RENAN CACIOLI
DE SÃO PAULO

Levar a decisão da vaga para os pênaltis e, aí, deixar nas mãos de Marcos. É esse o plano do Palmeiras contra o Vitória, hoje, para avançar na Copa Sul-Americana.
Ciente da dificuldade que sua equipe terá para marcar três gols no adversário baiano e obter a classificação direta, o próprio goleiro assumiu a responsabilidade.
"Se for para os pênaltis, estará bom. Mas, primeiro, tem de fazer os gols. Se tomar um, já está praticamente descartada a classificação", disse Marcos, que completará hoje seu 500º jogo pelo clube.
No confronto de ida, em Salvador, o Vitória, que também aposta no seu goleiro, o colombiano Viáfara, venceu por 2 a 0. No Pacaembu, poderá ser derrotado até por 1 a 0 (ou por dois gols de diferença, se marcar pelo menos um gol) para ficar com a vaga. Só um 2 a 0 a favor do Palmeiras provocará pênaltis.
A esperança no camisa 12 do Palmeiras, que hoje poderá utilizar uma especial com o número 500 às costas e a inicial de seu nome no peito (se a Conmebol permitir), dá-se por duas razões.
Primeiro, a fama adquirida em quase duas décadas de carreira, iniciada no clube em 1992, de ser excelente em decisões por penalidades.
Segundo, porque será o único jogador de peso à disposição de Luiz Felipe Scolari. O atacante Kleber está suspenso, já que foi expulso quando estava no Cruzeiro, na Libertadores. A pena está sendo cumprida na Sul-Americana, competição organizada pela mesma entidade.
O meia Lincoln ainda não está recuperado de uma lesão muscular na coxa direita. E Valdivia aguarda sua regularização. Segundo o gerente administrativo do clube, Sérgio do Prado, hoje deverá chegar a documentação dos Emirados Árabes, onde o meia chileno vinha jogando, para que ele seja inscrito.
"É uma responsabilidade ainda maior completar 500 partidas numa barca furada, um jogo tão difícil", brincou Marcos, recém-recuperado de mais uma contusão.
Neste ano, o goleiro já brilhou em uma decisão por pênaltis, mas não contou com a ajuda dos colegas. Na Copa do Brasil, o Palmeiras foi eliminado pelo Atlético-GO nas quartas de final depois de ter desperdiçado quatro cobranças -Marcos defendeu três.
Em 2009, ele também carregou o time nas costas na Libertadores diante do Sport nas oitavas de final -vitória por 3 a 1 nos pênaltis. "Já vi bons goleiros em pênaltis, mas o Marcos é um dos melhores que vi em toda a minha vida", disse Scolari.
O capitão da equipe será o sétimo atleta que mais jogou pelo clube -já é o segundo goleiro, atrás de Leão (617 jogos). Nesta temporada, participou de 30 dos 44 jogos.


NA TV
Palmeiras x Vitória
21h50 Sportv




Texto Anterior: José Geraldo Couto: Vitória sofrida e bela
Próximo Texto: Clube aproveita para faturar com a marca do goleiro-ídolo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.