São Paulo, sábado, 19 de setembro de 2009

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para poucos

Corinthians e Palmeiras cobram caro e lucram

Times têm preço de ingressos quase 80% maior que média do Brasileiro-09

Mesmo sem figurar no top 5 de público, arquirrivais são os que mais arrecadam e dizem que hoje renda anual equivale a cota de patrocínio

PAULO COBOS
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na bilheteria do Brasileiro de 2009, Corinthians e Palmeiras são de outro mundo.
Com uma política agressiva de aumento no valor das entradas, os dois clubes são os primeiros a ultrapassar a barreira dos R$ 30 no preço médio do ingresso na era dos pontos corridos, iniciada em 2003.
O Corinthians cobra, em média, R$ 32,2 por um ingresso, e o Palmeiras, R$ 32,5. Nos dois casos, o valor dos bilhetes fica quase 80% acima da média geral do torneio (R$ 18,2). Quem chega mais perto da dupla é outro grande paulistano, o São Paulo, que cobra, em média, R$ 20,9 por uma entrada.
A discrepância é tamanha que põe em xeque a natural lógica do futebol de que, quanto mais gente na plateia, mais dinheiro nos cofres dos clubes.
Pela primeira vez na era dos pontos corridos, o líder na arrecadação não é o também o primeiro na média de público.
O Corinthians (o rei do faturamento, com arrecadação bruta de R$ 7,2 milhões), aliás, fica longe dos primeiros lugares no número de ingressos vendidos -é apenas o sexto no ranking.
Logo atrás no faturamento vem o Palmeiras, com R$ 6,6 milhões. Isso com apenas a nona melhor média de público.
A evolução no preço médio dos ingressos nos últimos anos explica a atual realidade. De 2004 para 2009, o valor médio cobrado por uma entrada no Brasileiro como um todo subiu 54%. No caso do Corinthians, esse número é de 133%. No do Palmeiras, fica em 150%.
E tanto Corinthians como Palmeiras falam em manter a tendência de preços altos.
O time do Parque São Jorge quer aumentar o ingresso do setor VIP para R$ 500 em jogos da Libertadores. A diretoria já fez um preço diferenciado na final da Copa do Brasil, embora o preço cobrado naquela oportunidade tenha sido de R$ 250.
O presidente Andres Sanchez já declarou também que as partidas do torneio serão espetáculo para poucos. O clube dará prioridade a quem aderir a seu programa de sócio-torcedor, praticamente restringindo a venda de lugares mais em conta no estádio a esse grupo.
"Quem não se cadastrar no Fiel Torcedor terá muita dificuldade em ver os jogos da Taça Libertadores", afirma o principal cartola corintiano.
No Palmeiras, o dinheiro da bilheteria é prioridade.
"É um valor que não dá para desconsiderar. Hoje a renda voltou a ser importante. Ela equivale anualmente a uma cota de patrocínio como o da Samsung", explica Fabio Raiola, diretor financeiro do clube do Parque Antarctica.
Segundo ele, a arrecadação bruta do Palmeiras em 2009 deve ultrapassar os R$ 20 milhões (R$ 15 milhões líquidos).
O clube acaba de promover um aumento para os ingressos de suas partidas -no caso das arquibancadas, ele foi de 33% e passou a valer R$ 40.
Para 2010, apesar de ainda não saber onde mandará os seus jogos por causa da reforma de seu estádio, que já deverá estar em curso, a tendência é a de que o Palmeiras promova novo aumento em jogos da Libertadores, caso se classifique para ela. Neste ano, o clube já tinha cobrado R$ 50 pela arquibancada. "A tendência é que o preço seja pelo menos igual ao que foi neste ano", planeja Raiola.


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