São Paulo, segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Título põe Inglaterra à frente do Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Lewis Hamilton, com a McLaren, empatou a disputa no ano passado. Ontem, Jenson Button desempatou o duelo na F-1.
Com o título em Interlagos, o piloto da Brawn deu à Inglaterra sua nona taça no Mundial de Pilotos.
Assim, o país que tem o maior número de equipes na categoria fica à frente do Brasil como o dono do maior número de títulos entre os pilotos -a Grã-Bretanha tem outras cinco conquistas com escoceses.
O Brasil não ganha um Mundial desde 1991, quando Ayrton Senna faturou sua última taça pela McLaren. Naquele ano, os ingleses somavam apenas cinco títulos de pilotos.
A sequência de Hamilton e Button também dá à Inglaterra o seu primeiro bicampeonato puro. Isso depois de um razoável jejum. Antes de Hamilton, ontem o terceiro colocado em Interlagos -sua melhor colocação no Brasil-, o último campeão inglês fora Damon Hill, em 1996.
"Passei muito tempo no automobilismo italiano, e foi um prazer voltar para o inglês. Mas o título não é só inglês porque temos um motor alemão [da Mercedes] atrás de nós", disse, entre o orgulho nacionalista e a globalização de seu time, Ross Brawn, dono do carro que deu a Button seu primeiro título.
A definição da temporada 2009 também mostra que a F-1 deixou para trás os tempos hegemônicos de Michael Schumacher.
Depois de cinco títulos seguidos do astro alemão entre 2000 e 2004 (todos pela Ferrari), a categoria teve quatro campeões diferentes nas últimas cinco temporadas -Fernando Alonso (2005/2006), Kimi Raikkonen (2007), Lewis Hamilton (2008) e Button (2009).0 (PC)


Texto Anterior: Disposto, Button faz "melhor GP da vida"
Próximo Texto: Pódio atípico desperta pouca atenção da torcida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.