UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Treinos para o GP da Malásia começam hoje

Ferrari e McLaren adiam estréia, e F-1 espera para ver sua cara de 03

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A SEPANG

A F-1 vai demorar mais algumas provas para conhecer, definitivamente, sua cara em 2003. Por motivos diferentes, duas das principais equipes da categoria, McLaren e Ferrari, devem adiar as estréias de seus novos carros.
Foi com esse pensamento que os dois times desembarcaram em Sepang. Hoje, a partir das 21h30 (de Brasília), Jaguar, Jordan, Minardi e Renault entram na pista para o teste coletivo do GP da Malásia, segunda etapa do Mundial. Da meia-noite à 1h de amanhã, acontece o primeiro treino livre. E, às 3h, a sessão pré-classificatória para o grid de largada.
No caso da McLaren, a decisão já está praticamente tomada. Em entrevista à revista italiana "Autosprint", Ron Dennis afirmou que o modelo MP4/18 só deve ser colocado para correr no GP da Áustria, no dia 18 de maio.
Com o carro antigo, David Coulthard venceu a abertura do Mundial, o GP da Austrália.
Amparado pelo sucesso inesperado, Dennis acredita que não há razão para apressar a estréia do novo modelo. "Só vamos colocar o MP4/18 em uma corrida depois que ele for 100% aprovado."
Até agora, a McLaren não mostrou seu novo carro. E o motivo é simples: ele não está pronto.
Já na Ferrari, o motivo para o adiamento é bem diferente. A escuderia até gostaria de ter a possibilidade de lançar mão do F2003-GA em Interlagos, em duas semanas. O problema é que o modelo não provou ainda ser confiável.
Em 12 sessões de testes, o F2003-GA completou apenas 1.770 km e apresentou problemas em três ocasiões. Em duas delas, panes mecânicas no carro causaram acidentes violentos. No último, Luca Badoer, piloto de testes, precisou ser levado para um hospital.
No ano passado, a essa altura do campeonato, o modelo F2002 havia rodado 2.775 km em testes livres, sem grandes imprevistos.
Os resultados deram conforto à Ferrari, que pôde levar uma unidade do modelo para o Brasil, como resposta à derrota na Malásia. Neste ano, mesmo que tome uma lavada, o time não terá essa opção.
E, embora a imprensa italiana já especule que o F2003-GA só correrá na Espanha, a Ferrari diz que a estréia será em Imola. "Os planos originais estão mantidos", declarou, ontem, Luca Colajanni, assessor de imprensa da equipe.


Texto Anterior: Vôlei: "Intruso", Suzano vira foco nas semifinais
Próximo Texto: FIA já modifica o novo regulamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.