São Paulo, segunda-feira, 20 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferrari experimenta pior temporada desde 1981

DA ENVIADA A XANGAI

Campeã do Mundial de Construtores em 2008, a Ferrari vem quebrando recordes corrida após corrida em 2009.
Para o azar de Felipe Massa e Kimi Raikkonen, porém, todos eles são negativos. Ontem, por exemplo, a escuderia de Maranello completou três corridas sem marcar nenhum ponto.
Já é seu pior começo de temporada desde o Mundial de 1981, quando também chegou para a quarta etapa sem ter pontuado em nenhuma ocasião -à época, sua dupla era Gilles Villeneuve e Didier Pironi.
Depois de repetidos erros nas duas primeiras corridas do ano e de ver Massa se classificar em 13º e Raikkonen em oitavo na China, a situação não parecia boa para o time italiano.
Mas, como o GP em Xangai foi repleto de surpresas graças à chuva, as coisas não demoraram a mudar para a Ferrari.
Na 12ª volta, depois de erros dos adversários e de uma série de ultrapassagens, Massa já aparecia na sétima colocação, à frente inclusive de Raikkonen.
Com o carro bem mais pesado, com combustível suficiente para apenas uma parada -estratégia diferente de Red Bull e Brawn GP, que pararam duas vezes -, o brasileiro saltou para terceiro, após mais ultrapassagens e o pit stop de seus rivais.
Foi quando sua Ferrari simplesmente parou na pista, com uma pane elétrica. "Eu já tinha sentido alguma coisa quando o safety car entrou pela primeira vez na pista, mas tentaram resolver. As coisas estavam indo bem até eu acelerar e não ter mais potência", lamentou.
"Foi uma pena, porque eu podia ter chegado ao pódio. Estou triste, mas também estou acostumado a levantar a cabeça rápido para enfrentar um momento difícil como esse", completou Massa, que comemorou o fato de a Brawn não conseguir seu terceiro triunfo seguido. "É melhor que o campeonato continue embolado. Quanto mais gente marcar pontos, melhor."
Raikkonen completou a prova em décimo, após ser ultrapassado por quase meio grid.
"Simplesmente tudo parece estar contra nós", disse o finlandês, que, como Massa, não teve o Kers em Xangai. (TC)


Texto Anterior: Homem-chave, projetista troca corrida por oficina
Próximo Texto: Barrichello erra, mas se diz feliz em quarto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.