São Paulo, domingo, 20 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê não prevê sanção para o Rio

DA REPORTAGEM LOCAL

O COI não mencionou punições à Rio-16 por conta das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o acordo com a Espanha na votação da Olimpíada.
Em 2 de setembro, em entrevista à France Presse, Lula falou sobre conversa com o rei espanhol Juan Carlos. "Fizemos um pacto: se o Brasil não avançar, pode apoiar a Espanha. Mas, se a Espanha não avançar, então que peça votos para o Brasil", disse.
As regras de conduta do comitê proíbem acordo ou coalizão entre as cidades para influenciar a eleição. São previstas advertências.
Questionada pela reportagem, a assessoria do COI não citou punição. "Seria inapropriado comentar declarações de chefes de Estado. Os membros do COI vão tomar suas decisão e votar de acordo com o que o julgamento deles entende ser o melhor lugar para receber os Jogos."
Já a assessoria da Presidência do Brasil não quis comentar o assunto. Alegou que Lula já havia encerrado sua agenda pública na sexta- -feira, às 17h. (RM)


Texto Anterior: COI veta coalizão de cidades por 2016
Próximo Texto: Olimpíada bate Copa em números e detalhes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.