São Paulo, sábado, 21 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpo precisa de atenção para não estourar

DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados são impressionantes, parecem feitos de adulto, mas Ana Vargas ainda é uma adolescente em formação.
Por isso, além de trabalhar a técnica da garota, dirigentes e técnico estão se policiando para não sobrecarregá-la.
A atleta já foi poupada de torneios contra rivais da elite para não se desgastar, e sua preparação física ganhou mais atenção.
"Não queremos antecipar as coisas. Queremos cuidar para que ela se alimente melhor, tenha melhor preparo físico", diz Darci Oberdan, presidente da federação de Mato Grosso.
Para Arnaldo José Hernandez, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, a preocupação tem fundamento.
"Essa criança está em estágio de maturação. Pode variar, mas geralmente uma menina só pode entrar em treinamento mais intenso a partir dos 12 anos, mas não tão pesado quanto o de um adolescente de 18 anos ou de um adulto. Exageros podem comprometê-la fisicamente e gerar estafa e lesões, interferindo até no crescimento", diz ele.
"É preciso atenção também psicológica. Se o potencial dessa criança não se realiza, ela pode ficar frustrada e não criar mais nada." (ML E TC)


Texto Anterior: Idade breca ambições e salário
Próximo Texto: Ministério do Trabalho investiga clubes do RJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.