São Paulo, sábado, 21 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

Fifa peita Wada ao condenar teste em folgas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa divulgou ontem que os clubes serão responsáveis por seguir a regra do "whereabout" (paradeiro, em inglês). A norma estabelece que o atleta é responsável por avisar o antidoping, com três meses de antecedência, onde poderá ser achado uma hora por dia para controles fora de competição.
A regra, que entrou em vigor no Código Mundial Antidoping em 1º de janeiro, recebeu fortes críticas de dirigentes e atletas de modalidades como o futebol, basquete e tênis.
Segundo a Fifa, os elencos estão disponíveis em seus clubes seis dias por semana. Mas clamou pela privacidade dos atletas.
"A Fifa acredita que não devem ser feitos testes nas folgas dos jogadores, que são poucas, e que sua privacidade deva ser respeitada", disse a federação, em comunicado oficial.
A Wada (Agência Mundial Antidoping) reagiu à determinação. "Se queremos um teste efetivo, temos que ter capacidade de testar qualquer um a qualquer hora", disse John Fahey, presidente da Wada.


Texto Anterior: Ministério do Trabalho investiga clubes do RJ
Próximo Texto: Luta encerra trama de novela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.