São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

vale semifinal

Flu e São Paulo buscam a verdade dos números

Paulistas e cariocas apelam a histórico ou minimizam tabus na Libertadores

MÁRVIO DOS ANJOS
RICARDO VIEL
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo e Fluminense decidem hoje, às 21h50, no Maracanã, uma das vagas para a semifinal da Libertadores-08. Na véspera da partida que decide a sorte de dois dos três brasileiros que seguem na disputa (o Santos é o terceiro), os clubes resolveram recorrer aos números, ou minimizá-los, para motivar jogadores e torcida.
O São Paulo publicou na sua página uma estatística bastante animadora para os são-paulinos: o clube nunca foi eliminado pelo Fluminense em um mata-mata -nas quatro disputas, classificações paulistas. Além disso, desde que teve a volta de Alex Silva, recuperado de lesão no joelho, o time não tomou gol na Libertadores.
Já são quatro jogos de invencibilidade. Fato lembrado pela assessoria de imprensa do clube, que ressaltou o feito de o São Paulo nunca ter sido eliminado nesta fase do torneio.
O clube paulista tem a vantagem de ter vencido a primeira partida por 1 a 0. Pode até perder por um gol de diferença, desde que marque fora. Aos cariocas, resta vencer. Caso repita o placar do Morumbi (1 a 0), a decisão será nos pênaltis.
Já o clube carioca, que faz sua melhor campanha na Libertadores, preferiu minimizar a importância dos números.
"Sobre o fato de o Fluminense não vencer o São Paulo por uma diferença de dois gols no Maracanã há 40 anos, Renato declarou que não se preocupa com esses números e que tabus são feitos para serem quebrados", apontou o site do clube, que garantiu que os atletas "darão a vida" em campo hoje.
Há, no entanto, ao menos uma pessoa envolvida no confronto de hoje que não se apega muito a história e ao passado.
"O que passou, passou. Esse negócio de aprender com a derrota também não existe. Senão acostuma com a derrota", comentou Muricy Ramalho, ao ser indagado sobre a eliminação do São Paulo no ano passado da Libertadores.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Ex-jogadores ousados, técnicos pregam disciplina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.