São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Em busca de uma vida real

Surpresa Henin abandonar o tênis aos 25, no topo? Não. Talvez tenha decidido cuidar da vida real, a que interessa

RÉGIS ANDAKU
COLUNISTA DA FOLHA

VOCÊ NÃO precisa se preocupar: basta chegar ao aeroporto, apresentar o bilhete e ser levado a uma poltrona da primeira classe. Também não precisa se mover ao sair do aeroporto: sempre haverá carro luxuoso esperando, alguém para abrir a porta. E o hotel? Esquece: resolveram tudo por você.
Na ampla suíte, só um recado: o carro vem buscar alguma hora depois. Primeiro, para levá-lo ao clube onde você jogará tênis para uma multidão que o admira. Depois, para um jantar em sua homenagem. Tem a chatice de tirar foto com quem nem conhece, conviver com aquele monte de câmera na sua cara. Mas você esquece quando o conduzem de volta ao hotel cinco estrelas, cama preparada para você repousar.
As facilidades se seguem: o café já está pronto antes de você pedir, o carro já está na porta quando você sai, o caminho ao clube foi liberado, o vestiário foi esvaziado para sua entrada. Alguém já levou sua raquete, as bolas foram tiradas do tubo, e os pegadores já estão à sua espera.
O adversário deixa você cansado?
Um menino aparece com uma toalha para você enxugar o rosto. Sede? Tome a garrafa de água. Vontade de fazer xixi? Siga-me, por favor.
Quando o torneio termina, os aplausos vêm de graça, os elogios você nem pediu. O troféu, que você ergueu, alguém pegou e enviou para casa. O dinheiro do prêmio? Na conta. E o jantar de comemoração? A reserva no restaurante que você não escolheu foi feita, e o menu você nem olha, é presente do chefe para você. Mas sem álcool, porque amanhã um carro o pega no hotel para ir ao aeroporto e começar de novo...
Pense que, quanto mais jogos você ganha, mais fácil fica a vida. Quanto mais troféus, mais mimos. Quanto mais famoso, mais jantares. Os troféus vão se acumulando em casa, e o dinheiro, na conta -mas para que dinheiro, se você não precisa abrir a carteira? E é assim, mais e mais.
Enquanto isso, lá fora, você perde a sua mãe, seus amigos verdadeiros se afastam, seu pai briga com você, você até se casa, mas se divorcia logo. Você, tão cercado e mimado, está sozinho neste mundo.
Surpresa Justine Henin abandonar o tênis e se aposentar com 25 anos, quando está no topo do mundo? Nenhuma. Talvez Henin tenha decidido largar essa vida sem problemas para cuidar da vida em que ninguém, além dela, pode cuidar dos seus problemas: a vida real.

EM SÃO PAULO
O Grand Champions Brasil, que seria disputado nesta semana, foi remarcado para junho. Vai de 19 a 22 de junho, com a participação confirmada de Pete Sampras.

EM CALDAS NOVAS
O uruguaio Marcel Felder derrotou o brasileiro André Miele na final do Future de Caldas Novas, em Goiás. Fez 2 sets a 0, mesmo com torcida contra. Nesta semana, Minas Gerais tem o Future de Uberlândia, no Praia Clube.

BOLA DENTRO
O Projeto Bola Dentro, que atende a 128 crianças há três anos no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, apresentou a Bombril como seu novo patrocinador.


reandaku@uol.com.br

Texto Anterior: Tostão: Dois grandes jogos
Próximo Texto: Europa se curva à opulência inglesa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.