São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Flamengo é o único grande a não liderar

DA REPORTAGEM LOCAL

Dentre os 12 maiores clubes do país (os fundadores do Clube 13, excetuando o Bahia), só o Flamengo ainda não liderou rodada nenhuma do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos.
"O Flamengo, de 2003 para cá, é um time que não tinha dinheiro para pagar o salário das pessoas, para pagar um cafezinho", falou Márcio Braga, presidente do clube carioca, à Folha.
"Em 2004, cheguei, e encontramos um clube que não tinha nem talão de cheque. É um Flamengo enfraquecido. Isso refletiu nas campanhas em um campeonato longo", justificou o mandatário.
O Flamengo foi o maior vencedor do Brasileiro na época do mata-mata. E seu principal dirigente defende um novo formato para o campeonato.
"Sou a favor de decisões, como no sistema americano, que não tem essa filosofia de escolher o melhor em um campeonato", continuou Braga, citando como exemplo o esquema de decisões do basquete norte-americano.
"Veja a NBA, tem finais. Decisões enriquecem o espetáculo, trazem recursos para as equipes. Mas os times hoje não discutem nada. O Clube dos 13 morreu", sentenciou.
O dirigente elogia a fórmula do Estadual do Rio e gostaria de ver algo semelhante no Brasileiro.
"Uma decisão no primeiro turno e outra no segundo turno. Depois, um turno final. Contam os pontos. Quem fez menos, cai. Quem fez mais, vai para a final", sugeriu ele.
O Flamengo, em ascensão, iniciou a rodada na nona posição na classificação, com 46 pontos. O time que há oito rodadas habitava a zona de rebaixamento, hoje luta para alcançar um lugar na Libertadores de 2008.
Para essa meta, uma vitória hoje sobre o Grêmio, candidato a uma vaga no torneio continental, mostra-se vital. (JT, MDA E RBU)

Texto Anterior: Rivais do Cruzeiro são outros, diz Dorival
Próximo Texto: Muricy dá aval a drible da foca de Kerlon
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.