São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bombas matam 2 e ferem 14 no sudoeste chinês

Duas pessoas morreram e 14 ficaram feridas ontem após duas explosões em ônibus na cidade de Kunming, capital da Província de Yunnan (sudoeste da China). A polícia chamou de "sabotagem", mas não deu nenhuma outra informação sobre motivos ou responsáveis.
As explosões aconteceram pela manhã, com uma hora de diferença entre uma e outra, apenas três semanas antes da abertura da Olimpíada.
A primeira explosão aconteceu às 7h, quando duas pessoas morreram e nove ficaram feridas. A segunda aconteceu uma hora depois, em outro ônibus da mesma linha.
O governo chinês tem insistido que os Jogos sofrem ameaças terroristas, especialmente da Província de Xinjiang, com maioria muçulmana. Várias reportagens na TV estatal CCTV durante o último fim de semana falaram de atentados planejados pelos muçulmanos.
Terrorismo e violência são incomuns no país, mas incêndios de ônibus acontecem em meio a greves ou protestos de camponeses, quando são expulsos de suas terras, ou quando há demissões em massa em alguma grande fábrica.
No último sábado, na mesma Província de Yunnan, dois agricultores acabaram sendo mortos pela polícia durante confronto no Condado de Menglian. Plantadores de borracha da etnia dai protestavam contra os preços oferecidos pela fábrica que processa o produto.
O confronto aconteceu quando a polícia tentou prender cinco pessoas por terem atacado a tal empresa. Com 44 milhões de habitantes, na fronteira com o Vietnã e Mianmar, Yunnan é atualmente uma das Províncias mais pobres da China.


Texto Anterior: Made in China: China planeja fechar porta à Coréia do Norte
Próximo Texto: Metrô de Pequim sofre conseqüência dos Jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.