São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDÔ

Guilheiro tem quadril e mão operados em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Leandro Guilheiro, 21, judoca medalha de bronze na categoria leve (até 73 kg) em Atenas, passou ontem por uma intervenção cirúrgica no lado esquerdo do quadril e outra na mão esquerda.
Ao todo, foram cerca de cinco horas de operação, segundo o médico da Confederação Brasileira de Judô, Wagner Castropil, que supervisionou os procedimentos.
"A lesão no quadril estava num estado melhor do que imaginávamos, já que o labrum [uma fibrocartilagem que recobre parte da articulação do quadril] apresentava-se parcialmente cicatrizado. Na região também foi removido um cisto [tumor formado por cavidade fechada e que contém matéria líquida] que o incomodava", afirmou Castropil, para quem o procedimento, executado por Henrique Cabrita teve êxito.
A lesão da mão esquerda foi considerada "mais difícil" pelo coordenador da equipe. Um dos pedaços do osso estava quase sem fluxo sangüíneo. "Foi um procedimento praticamente artesanal do cirurgião especialista em mãos José Luiz Pistelli."
Guilheiro deve deixar o hospital hoje. A partir de segunda-feira ele começa a fisioterapia para o quadril. A previsão é de que permaneça com o braço engessado por um período que pode variar entre seis e oito semanas.
Segundo a equipe médica que o atendeu, ele deverá estar pronto para voltar aos treinamentos dentro de quatro meses.


Texto Anterior: Tênis: Guga joga última cartada e passa por cirurgia nos EUA
Próximo Texto: Paraolimpíada: Com dois ouros, nadador parte rumo a recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.