UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro cai diante de Enqvist, 87º do ranking, em Miami, deixa as quadras duras e volta a jogar no saibro em abril

Guga tem 1ª derrota na estréia em 2003

DA REPORTAGEM LOCAL

Ontem, pela primeira vez nesta temporada, Gustavo Kuerten foi eliminado em uma estréia.
O brasileiro foi derrotado pelo sueco Thomas Enqvist, 87º do ranking, em partida válida pela segunda rodada do Masters Series de Miami, por 2 a 0 (6/3 e 6/4).
A última vez que Guga havia perdido em sua primeira participação em um torneio havia sido em outubro, no Masters Series de Paris, disputado no carpete.
Guga teve o privilégio de estrear na segunda rodada em Miami por ser um dos cabeças-de-chave.
O brasileiro vinha embalado pelo vice-campeonato em Indian Wells, sua melhor campanha no primeiro Masters Series da temporada, na semana passada.
Até o início dos jogos do Masters Series de Miami, também conhecido como o quinto Grand Slam, Kuerten aparecia em segundo lugar entre os tenistas com mais vitórias na temporada (18).
Sua boa campanha em 2003 estava baseada em quadra dura, mesmo superfície de Miami.
Além da final em Indian Wells, o melhor resultado após a cirurgia no quadril em fevereiro do ano passado, Guga foi campeão em Auckland atuando nesse piso.
O desempenho em quadra dura também foi responsável em grande parte pela recuperação de Kuerten no ranking da ATP.
O brasileiro terminou a temporada passada em 37º lugar e apareceu na última lista em 15º.
Somente com a campanha em Indian Wells, Guga conseguiu avançar nove colocações.
A partida de ontem foi a segunda de Kuerten contra Enqvist e a segunda derrota. O sueco já havia vencido em Stuttgart, em 1999.
Apesar de já ter ocupado a quarta colocação no ranking da ATP, Enqvist não vive boa fase. Com o resultado de ontem, o sueco conseguiu pela primeira vez nesta temporada duas vitórias seguidas.
Em sua estréia em Miami, Enqvist precisou de três sets para derrotar o francês Michael Llodra, 115º do ranking.
Ontem, o sueco, que tem um histórico médico muito complicado, com contusões nos pés, nos tornozelos e no ombro, precisou quebrar o saque do rival duas vezes e manter seus serviços para derrotar Guga pela segunda vez.
A primeira quebra aconteceu no oitavo game do primeiro set.
No terceiro game da segunda parcial, o brasileiro perdeu seu serviço novamente e não conseguiu se recuperar.
Kuerten não tinha pontos a defender em Miami, por causa da ausência no ano passado, mas pode perder posições dependendo das atuações de seus rivais.
Agora, Guga volta a jogar no saibro. Seu próximo compromisso será o Masters Series Montecarlo, que começa dia 14 de abril.
Flávio Saretta, o outro brasileiro que seguia na disputa do torneio de Miami, também foi derrotado ontem. O argentino David Nalbandian, décimo do ranking, marcou 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 6/1).


NA TV - Masters Series de Miami, ao vivo, às 13h e às 15h30, na Sportv


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: A Mãe de Todas as Batalhas
Próximo Texto: Americanos ensaiam reação na temporada
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.