São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Com jogadores ansiosos, Scolari ignora adversário de amistoso no sábado e inicia preparação para estréia na Copa

Brasil "esquece" Malásia e só vê Turquia

DOS ENVIADOS A KUALA LUMPUR

Apesar de o próximo adversário ser a Malásia, no sábado, a seleção brasileira já deu início ao ensaio para o jogo de estréia na Copa do Mundo. Ontem, o técnico Luiz Felipe Scolari iniciou na Malásia os treinos para a partida contra a Turquia, no dia 3, em Ulsan.
Os zagueiros da seleção foram os primeiros a serem testados pelo treinador. Scolari fez um trabalho especial com os defensores para tentar neutralizar o jogo aéreo da Turquia, a principal jogada dos primeiros rivais da seleção.
"Nós não podemos ser surpreendidos em uma Copa do Mundo. A Turquia tem atacantes e zagueiros altos que sempre chegam ao gol adversário. Por isso, é bom já começarmos a nos preparar para as jogadas mais perigosas deles", disse o zagueiro Lúcio, do Bayer Leverkusen, que não tem informações sobre o adversário de sábado, em Kuala Lumpur.
A Malásia deverá ser o adversário mais fraco deste ano. A seleção malaia fez uma péssima campanha nas eliminatórias asiáticas e não está entre as cem melhores no ranking da Fifa. O amistoso de sábado será o último antes da estréia do time de Scolari na Copa.
Com a fragilidade do adversário de sábado, Scolari só se preocupa com a estréia do time no Mundial.
O ensaio dos zagueiros no treino de ontem para o jogo contra a Turquia foi dividido em duas partes. Na primeira, os zagueiros treinaram apenas o posicionamento dentro da área, sem adversário. A segunda fase foi mais difícil, na qual apenas um zagueiro tinha a obrigação de marcar dois atacantes durante uma sequência de mais de cem cruzamentos.
Antes de começar a ensaiar o time dentro do campo para a estréia na Copa, Scolari já havia dado a sua primeira "aula" aos jogadores sobre a Turquia.
Anteontem, o treinador exibiu um videoteipe para os jogadores dos últimos jogos dos turcos. A fita foi preparada pelo espião da seleção brasileira, Jairo dos Santos.
Além de editar a fita, Santos fotografou a armação tática da equipe e fez um relatório de cerca de dez páginas detalhando o rival.
Hoje, Scolari deverá dar outra "aula" aos atletas. Na próxima semana, Santos dará palestra aos jogadores, que já começam a dar sinais de que estão ansiosos para o início do torneio, sobre os turcos.
"A estréia é sempre mais complicada. Você fica muito tenso para o início da competição. Por isso, cada detalhe não pode ser esquecido", disse o lateral Cafu, da Roma, o mais experiente do time.



Texto Anterior: Malásia queria o futebol-samba
Próximo Texto: Scolari mexe de novo no time e saca Vampeta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.