São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranking 2007

Nenhum time dispara no ano, e Grêmio lidera em temporada na qual ninguém somou mais de 30 pontos na lista

DA REPORTAGEM LOCAL

A edição 2007 do Ranking Folha do futebol brasileiro não apresenta, como em 2005 e no ano passado, um clube que tenha conquistado pontuação muito superior aos demais.
Depois de São Paulo e Internacional registrarem performances quase centenárias nos últimos dois anos, puxadas pelos títulos da Libertadores da América e do Mundial de Clubes da Fifa, a edição desta temporada não teve nenhum time somando mais de 30 pontos ao seu currículo histórico.
Mesmo assim, não foram raras as movimentações na lista nacional, que tem o catarinense Figueirense (atual vice-campeão da Copa do Brasil) como novidade -para figurar no ranking, é necessário pontuar em uma competição nacional.
Entre os top 10, o Palmeiras, que não teve afinal seu pedido de transformar a Copa Rio de 1951 em um Mundial de clubes pela Fifa, passou mais um ano em branco e, com isso, perdeu a segunda colocação para o Flamengo. O time rubro-negro somou dez pontos com o título estadual no Rio de Janeiro. Os cariocas ostentam agora 780 pontos, ou dois a mais do que a equipe alviverde, que já figurou até na liderança do ranking.
Lucro ainda maior teve o Santos, com o vice-campeonato do Nacional e o título do Paulista. Com esses 25 pontos ganhos, ultrapassou o Vasco e empatou com o Corinthians na quarta colocação.
No topo, o São Paulo, com o pentacampeonato brasileiro, continua abrindo vantagem. O clube do Morumbi soma agora 881 pontos, simplesmente 101 a mais do que o vice-líder.
Na temporada, porém, foi o Grêmio o clube que mais acumulou pontos -conquistou 27, obtidos com o segundo lugar da Taça Libertadores e o título do Campeonato Gaúcho.
Tal desempenho não foi capaz de tirar o clube gaúcho do oitavo lugar, entretanto o distanciou de seu eterno rival, o Internacional, que, depois de uma performance espetacular na temporada passada, agora só não passou em branco pelos cinco pontos do título da Recopa Sul-Americana.
A equipe colorada permanece, assim, na nona posição, agora com 47 pontos a menos do que o arqui-rival tricolor.
O Corinthians, além de ficar fora dos mata-matas do Paulista, cair na Copa do Brasil em pleno Pacaembu e amargar o histórico rebaixamento para a segunda divisão do Brasileiro, terminou a temporada de 2007 sem somar um mísero ponto para a sua conta no Ranking Folha. E agora tem a companhia do Santos na quarta posição. O prejuízo só não foi maior porque o Vasco, o quinto colocado no fim do ano passado, também passou em branco.

Confira o Ranking Folha 2007 completo

Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Rio se destaca no mata-mata, e SP, no ponto corrido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.