São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franquias podem ser saída para o Fla

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

A nova diretoria do Flamengo vai vender franquias a outros clubes do país.
De acordo com o projeto, elaborado pelo departamento de marketing do clube carioca, o Flamengo cederá sua imagem em troca de aumentar o número de sócios e seu faturamento.
"Já vimos que existe uma demanda grande em cidades como Brasília, Natal e Manaus pelo projeto e estamos dispostos a abrir essa frente", disse o presidente flamenguista, Edmundo Santos Silva, que foi eleito no final do ano passado para assumir o lugar antes ocupado por Kleber Leite.
"Queremos atrair nossos torcedores de fora do Rio de Janeiro. Não estamos vendendo cotas para ajudar projetos isolados do clube, como a compra de jogadores. Queremos dar um espaço para reuni-los em troca da contribuição deles", acrescentou.
Atualmente, o clube carioca tem apenas cerca de 7.000 sócios.
"Nesse projeto, além de cedermos nossa imagem, vamos colocar à disposição nossos atletas para fazer clínicas, como o nadador Xuxa e o jogador de basquete Pipoka, para os nosso parceiros. Em contrapartida, ganharíamos os royalties dos sócios e o direito de prioridade sobre os atletas que os nossos filiados revelarem", explicou Silva.
Segundo o presidente do Flamengo, o projeto, coordenado por Luiz Lobão, ex-presidente da Coca-Cola no país, será apresentado até o final do mês.
O valor da franquia, que está sendo mantido em sigilo, ainda não foi anunciado pela diretoria do clube do Rio de Janeiro.
De acordo com o dirigente, as franquias poderão ser feitas com clubes já existentes.
No projeto, as franquias funcionarão apenas como sede social do clube e não poderão disputar, em princípio, competições com a camisa rubro-negra.
²

Nova sede A atual diretoria vai construir uma nova sede do clube na Baixada Fluminense, uma das regiões mais populosas (e violentas) do Estado do Rio de Janeiro.
Em 15 dias, o Flamengo também deverá apresentar seu projeto de licenciamento da marca.
A intenção inicial é licenciar a marca para fábricas de cigarros e brinquedos.
Nesta semana, a diretoria do Flamengo pretende fechar com um banco seu projeto de capitalização no mercado.
O banco Bradesco deverá ser o parceiro. A intenção é lançar debêntures no valor de R$ 500, lastreadas na marca Flamengo.
Com a receita das debêntures, o clube pretende criar a FlaPar -Flamengo Participações-, que dividirá o futebol, os esportes olímpicos e a área social do clube em empresas diferentes.
²
Dívidas Os projetos do Flamengo são motivados, em boa medida, pela urgente necessidade de dinheiro do clube carioca.
A dívida atual do Flamengo é de cerca de R$ 70 milhões, a maior parte com o governo federal.
Apenas com a Previdência Social, a dívida do clube carioca é estimada em R$ 18 milhões -o clube está recolhendo 5% das rendas dos jogos para o pagamento dela, por decisão judicial.
Segundo a consultoria Sirotsky & Associados, a marca Flamengo vale US$ 258 milhões.
²


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.