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Franquias podem ser saída para o Fla
SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio
A nova diretoria do Flamengo
vai vender franquias a outros clubes do país.
De acordo com o projeto, elaborado pelo departamento de marketing do clube carioca, o Flamengo cederá sua imagem em troca de
aumentar o número de sócios e seu
faturamento.
"Já vimos que existe uma demanda grande em cidades como
Brasília, Natal e Manaus pelo projeto e estamos dispostos a abrir essa frente", disse o presidente flamenguista, Edmundo Santos Silva,
que foi eleito no final do ano passado para assumir o lugar antes ocupado por Kleber Leite.
"Queremos atrair nossos torcedores de fora do Rio de Janeiro.
Não estamos vendendo cotas para
ajudar projetos isolados do clube,
como a compra de jogadores. Queremos dar um espaço para reuni-los em troca da contribuição deles", acrescentou.
Atualmente, o clube carioca tem
apenas cerca de 7.000 sócios.
"Nesse projeto, além de cedermos nossa imagem, vamos colocar
à disposição nossos atletas para fazer clínicas, como o nadador Xuxa
e o jogador de basquete Pipoka,
para os nosso parceiros. Em contrapartida, ganharíamos os royalties dos sócios e o direito de prioridade sobre os atletas que os nossos
filiados revelarem", explicou Silva.
Segundo o presidente do Flamengo, o projeto, coordenado por
Luiz Lobão, ex-presidente da Coca-Cola no país, será apresentado
até o final do mês.
O valor da franquia, que está sendo mantido em sigilo, ainda não
foi anunciado pela diretoria do
clube do Rio de Janeiro.
De acordo com o dirigente, as
franquias poderão ser feitas com
clubes já existentes.
No projeto, as franquias funcionarão apenas como sede social do
clube e não poderão disputar, em
princípio, competições com a camisa rubro-negra.
²
Nova sede
A atual diretoria vai construir
uma nova sede do clube na Baixada Fluminense, uma das regiões
mais populosas (e violentas) do
Estado do Rio de Janeiro.
Em 15 dias, o Flamengo também
deverá apresentar seu projeto de
licenciamento da marca.
A intenção inicial é licenciar a
marca para fábricas de cigarros e
brinquedos.
Nesta semana, a diretoria do Flamengo pretende fechar com um
banco seu projeto de capitalização
no mercado.
O banco Bradesco deverá ser o
parceiro. A intenção é lançar debêntures no valor de R$ 500, lastreadas na marca Flamengo.
Com a receita das debêntures, o
clube pretende criar a FlaPar
-Flamengo Participações-, que
dividirá o futebol, os esportes
olímpicos e a área social do clube
em empresas diferentes.
²
Dívidas
Os projetos do Flamengo são
motivados, em boa medida, pela
urgente necessidade de dinheiro
do clube carioca.
A dívida atual do Flamengo é de
cerca de R$ 70 milhões, a maior
parte com o governo federal.
Apenas com a Previdência Social, a dívida do clube carioca é estimada em R$ 18 milhões -o clube está recolhendo 5% das rendas
dos jogos para o pagamento dela,
por decisão judicial.
Segundo a consultoria Sirotsky
& Associados, a marca Flamengo
vale US$ 258 milhões.
²
Colaborou a Reportagem Local
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