São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antes de enfrentar Corinthians, Fla demite em massa

Presidente do clube, Patrícia Amorim anuncia dispensa de Andrade e de dirigentes ligados ao departamento de futebol

Joel Santana, atualmente no Botafogo, é favorito para assumir o cargo de treinador rubro-negro e conduzir time pelo resto da Libertadores

Cezar Loureiro/Agência O Globo
Andrade, campeão brasileiro pelo Flamengo e demitido ontem pela presidente Patrícia Amorim

JOÃO PEQUENO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A cinco dias de enfrentar o Corinthians pelas oitavas de final da Taça Libertadores, o Flamengo está sem técnico. A presidente do clube, Patrícia Amorim, confirmou ontem a demissão de Andrade, campeão brasileiro quatro meses atrás.
Além do treinador, foram afastados o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor de futebol Eduardo Manhães. Patrícia disse que fez as demissões por enxergar "falta de comando" no time rubro-negro.
O favorito para substituir Andrade é Joel Santana, que se sagrou campeão estadual no domingo passado, pelo Botafogo, depois de sua equipe derrotar o Flamengo por 2 a 1.
Joel confirmou o convite para voltar ao clube, que já foi treinado por ele quatro vezes. Na última delas, em 2008, saiu para dirigir a seleção sul-africana após ter sido campeão estadual num domingo e eliminado três dias depois, pelo América mexicano, no Maracanã, nas quartas da Libertadores.
Patrícia afirmou, porém, que o clube está conversando com outros três técnicos. Um deles é Muricy Ramalho. O contratado, segundo ela, terá de assumir "um trabalho sério, coeso, com metas e comprometimento". O anúncio deve ser feito hoje.
Embora as demissões já estivessem homologadas desde quinta, ela disse ter preferido anunciá-las "com o time classificado" na Libertadores, porque "precisava zelar pela imagem da instituição". Anteontem à noite, uma combinação de resultados garantiu o avanço do Flamengo à próxima fase.
No decorrer da entrevista de Patrícia, foi possível ouvir alguns atletas batucando alto na sala de musculação do Ninho do Urubu, em possível atitude de protesto. Vagner Love disse "é brincadeira" três vezes, dirigindo-se ao massagista Russo. Antes, ele chorara abraçado a Braz durante um treino ao qual a imprensa não teve acesso.
Apesar do título brasileiro, Andrade teve seu poder minado por problemas disciplinares. Adriano, por exemplo, está com mais de 100 kg, acima de seu peso ideal, envolveu-se numa briga com a ex-noiva Joana Machado em frente a um baile funk na favela da Chatuba (zona norte) e ficou de fora de vários jogos por sentir dores.
Petkovic teve atrito com Braz após ser substituído num Fla-Flu e, mesmo fora de forma, está insatisfeito com a reserva.
Bruno brigou com Petkovic no intervalo do jogo contra a Universidad Católica, no Chile. Na quarta, após a vitória sobre o Caracas, o goleiro mandou beijos irônicos para a torcida.
As saídas de Braz e Manhães abrem espaço para Patrícia implantar o modelo de trabalho que vem "tentando nesses meses, sem conseguir até agora". Ela quer um diretor-executivo profissional, cargo para o qual Leonardo é cotado. O ex-atleta, que em outras ocasiões já manifestou vontade de trabalhar no Fla, tem contrato até 17 de maio como treinador do Milan.
"Vou a competições de todos os esportes e sempre há harmonia. Só no futebol é que não há. Assim não dá para continuar", afirmou a presidente.


Texto Anterior: Rivais na América, Corinthians e Fla vivem paz e caos
Próximo Texto: Após folga, Ronaldo joga sob chuva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.