São Paulo, domingo, 24 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Castro Neves tenta marca histórica

Brasileiro, que correu risco de ir para prisão, sai da pole hoje e pode ser 9º tricampeão das 500 milhas

DA REPORTAGEM LOCAL

Há apenas cinco semanas, Hélio Castro Neves estava sentado num tribunal, em Miami, na expectativa de saber se seria absolvido de uma série de crimes fiscais que poderiam lhe deixar até 35 anos na prisão.
Hoje, a partir das 13h45 (de Brasília), estará numa posição muito mais confortável: no cockpit de seu Penske número 3, pela terceira vez na pole para as 500 Milhas de Indianápolis.
Duas vezes ganhador da mais tradicional prova do automobilismo americano, em 2001 e 2002, Castro Neves tenta tornar-se o nono piloto a triunfar três vezes no evento, que chega à sua 93ª edição. E, se depender dos números, pode se animar.
Nas últimas cinco temporadas, o piloto que largou na pole position conquistou a vitória em Indianápolis. Na história, 19 vezes quem saiu no primeiro posto do grid ganhou a prova, mais do que em qualquer outra posição de partida.
""Estou muito empolgado, quero que a corrida comece logo", afirmou Castro Neves. "Quando estava nos momentos mais difíceis, tentei não pensar muito em automobilismo, tentei focar uma coisa de cada vez, mas foi muito complicado porque o esporte está em mim. O último mês não foi fácil."
De fato as coisas parecem estar caminhando bem para o brasileiro nos últimos dias. No último treino antes da prova de hoje, ele cravou o melhor tempo. Poucos minutos antes, soube que a Promotoria da Flórida desistira de recorrer nos processos por crimes fiscais.
"Só posso agradecer por ter tido um julgamento justo e pelo resultado final dele. Esta foi a última página do meu livro", disse Castro Neves, que também agradeceu à sua equipe.
Por causa do julgamento, Castro Neves acabou não participando da prova de abertura do campeonato da Indy. Nas outras duas etapas realizadas até agora, conseguiu um sétimo e um segundo lugares. No campeonato, ocupa a décima colocação, 34 pontos atrás de Tony Kanaan, o líder, que hoje sai na sexta posição do grid.
Outros três brasileiros ainda disputarão as 500 Milhas de Indianápolis: Mario Moraes larga em sétimo, Raphael Matos parte da 12ª colocação, e Vitor Meira sai do 14º posto.


NA TV - 500 Milhas de Indianápolis
Band, ao vivo, às 13h45


Texto Anterior: Brawn defende diminuição de orçamentos
Próximo Texto: Porrada família
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.