São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

"Bernardinho de saias" e psicóloga lapidam campeões mundiais da areia

MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

Os 43 cm de diferença de altura não tiram a autoridade de Letícia Pessoa sobre o grandalhão Alison, 2,03 m.
No último domingo, a técnica viu os cinco anos de trabalho com o pupilo se converterem em uma medalha de ouro no Mundial de vôlei de praia, em Roma.
"Só de carreira, ela tem minha idade. Para mim, o mais importante é o respeito, não importa se é homem, mulher. E a Letícia, além de técnica, é amiga", diz Alison, 26, parceiro de Emanuel, 37.
Entre risos, ele revela a fama de brava da técnica.
"Ela é o Bernardinho mulher. Cobra muito porque sabe que a gente pode dar muito resultado", conta o atleta.
A fama rendeu até mesmo um apelido inusitado, inspirado em um desenho animado: uma menina que tem o costume de "esmagar" seus bichos de estimação devido ao excesso de carinho.
"Chamamos a Letícia de Felícia porque ela quebra a gente no treino", brinca.
As semelhanças com Bernardinho não se restringem ao temperamento. Letícia, 46, tem um extenso currículo de conquistas na praia.
Durante nove anos, ela comandou Adriana Behar e Shelda, pentacampeãs do Circuito Mundial, bicampeãs mundiais e duas vezes medalha de prata em Olimpíadas.
Em 2005, Letícia passou a treinar duplas masculinas.
"É mais fácil lidar com homens porque eles são mais diretos. Mas as mulheres são mais perfeccionistas. É bem diferente, principalmente na parte emocional", diz ela.
Em 2006, Letícia descobriu Alison e o convidou para fazer parceria com Harley.
Foram quatro anos lapidando o jovem grandalhão até chegar um "presente". No ano passado, o campeão olímpico Emanuel desfez sua longa parceria com Ricardo e se juntou a Alison.
"Foi um presente que ganhei. O Emanuel é um velho com alma de aspirante. Costumo chamá-lo de Benjamin Button [personagem de filme que rejuvenesce]. Ele tem ensinado muito ao Alison."
No início deste ano, a equipe ganhou um novo reforço. A psicóloga Sâmia Figueiredo tem ajudado não só a dupla como também Letícia.
"Aprendemos a escutar melhor uns aos outros. Não tem mais tanto estresse. Temos confiado mais uns nos outros", diz a treinadora.


Texto Anterior: Barrichello, 39, trata com equipes por 2012
Próximo Texto: Vôlei: Ex-capitão dos EUA dá receita para vencer Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.