São Paulo, sexta-feira, 24 de julho de 2009

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Vice do Flamengo é sócio da CBF

Empresa criada por Kléber Leite, cartola do clube carioca, tem três projetos com a confederação

Dirigente rubro-negro dá Klefer, agência de marketing parceira da confederação, aos filhos, porém fica com parte dos seus rendimentos

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Responsável pelo futebol do Flamengo, Kléber Leite é sócio da CBF em três projetos comerciais, dois de treinamentos para garotos e um de intercâmbio de times para o Brasil.
A parceria se dá por meio da Klefer, empresa de marketing esportivo criada pelo dirigente e gerida por seus filhos.
A confederação é responsável pela organização do Brasileiro e da Copa do Brasil, ambos com participação do time carioca. É a entidade quem determina a tabela, as fórmulas das competições e os árbitros.
A Klefer é propriedade dos filhos de Leite, que também são os gestores dela, e de um terceiro sócio. Isso porque o dirigente rubro-negro decidiu lhes repassar seus direitos.
Mas, na prática, o cartola do Flamengo tem participação nos rendimentos da empresa, embora não participe de sua administração -apenas dá ajudas eventuais. Leite tem relação próxima com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
A parceria entre a Klefer e a CBF iniciou-se em 2006, por iniciativa da empresa.
"Quando houve a criação da Escola Brasileira de Futebol [EBF], a gente levou a ideia de ter um intercâmbio de times do exterior para o Brasil. Para explorar o lado lúdico do futebol de estar onde treina a seleção", explicou Kléber Leite Filho.
Assim, foi criado o programa Top Training Brasil, pelo qual times podem passar temporadas no país. Equipes juvenis de Dinamarca e EUA, por exemplo, já estiveram no local. Treinam na Granja Comary, em Teresópolis, onde a seleção se prepara para competições.
Ainda foram criados o CBF Camp e o Supercamp Brasil. São programas para levar jovens entre 9 e 15 anos para treinos no CT do time brasileiro.
No projeto Supercamp, pais pagam R$ 1.950 para que seus filhos frequentem o local por uma semana -começa neste domingo. São instruídos por uma equipe de técnicos da EBF. A instituição foi criada pela CBF em 2005, com recursos da Fifa, para capacitar profissionais do futebol brasileiro.
Desde 2009, também funciona o CBF Camp: é uma espécie de peneira em quatro Estados para selecionar garotos para treinar de graça na Granja Comary. O programa teve patrocínio de grandes empresas.
Houve processos seletivos, que incluíam vídeos na internet, em quatro cidades. Foram escolhidos 25 garotos, que se juntarão a entre 70 e 80 jovens que pagarão a taxa. Ou seja, o projeto rende cerca de R$ 150 mil somente com taxas. As receitas de todos os programas são divididas meio a meio entre a confederação e a Klefer.
"A gente entra com o investimento, e a CBF, com a marca e com os quadro técnicos", contou Kléber Leite Filho.
No total, os campos da Granja Comary são usados em 21 dias do ano pelos projetos. A Klefer também negocia direitos da Copa do Brasil, competição regida pela CBF.


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