UOL


São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time da Vila bate Flamengo, é beneficiado pela derrota do Cruzeiro e assume a ponta da tabela pela primeira vez

Santos vence e é o novo líder do Brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos é o novo líder do Brasileiro porque bateu ontem o Flamengo por 2 a 1 e porque o Goiás, sensação do segundo turno, venceu o Cruzeiro em Goiânia.
Na 28ª rodada, pela primeira vez, um time paulista assumiu o topo da classificação e desbancou a equipe de Wanderley Luxemburgo, "inalcançável" havia mais de três meses -desde quando o Cruzeiro ganhou do Santos por 2 a 0, na Vila, em 10 de maio.
Com 54 pontos, o time de Emerson Leão agora está dois pontos à frente dos mineiros e não pode perder a liderança hoje, quando a rodada será completada.
Para assistir à reviravolta dos primeiros colocados, 13.258 pessoas foram à Vila, quase o dobro da média do Santos até a 23ª rodada (7.956 pagantes).
O time retribui logo tanto apoio.
Liderado por Diego, o Santos não tinha dificuldade para vencer a marcação do Flamengo, que entrou em campo com apenas um volante no meio-campo.
Robinho fez fila na defesa do Flamengo aos 7min. Diego e Elano, aos 13min, protagonizaram bela jogada, mas Júlio César fez grande defesa. A pressão santista aumentou, e, depois de escanteios seguidos, o goleiro flamenguista nada pôde fazer: a bola passou bela zaga, foi desviada por André Luiz, e, de voleio, Elano abriu placar aos 14min.
O Flamengo esboçou uma reação com uma jogada individual de Rafael, nada que assustasse o goleiro Fábio Costa, que fez apenas uma boa defesa em todo o primeiro tempo: aos 42min, para interceptar chute de Anderson.
Na esperança de ser lembrado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, que vai completar a lista de convocados para o primeiro jogo das eliminatórias sul-americanas, quem se destacou no primeiro tempo foi Júlio César, apesar do placar desfavorável e da fraca atuação da sua zaga.
Depois de Elano, só Alex, em ótima cobrança de falta rasteira, aos 23min, venceu o goleiro, que impediu a dupla Diego e Robinho de construir uma goleada ainda no primeiro tempo -fez ótimas defesas no cabeceio do meia e no chute do atacante, que, após amargar a reserva, voltou a ser aplaudido na Vila.
Satisfeito com a vitória fácil até então, Leão não mexeu no time no intervalo. Já Oswaldo de Oliveira resolveu fortalecer a marcação. Tirou um meia (Yan) e colocou um volante (Jonatas).
Deu certo. O Flamengo passou a ganhar mais bolas no meio e a apostar em rápidos contra-ataques. Foi assim que aos 8min Rafael ganhou pela direita e avançou sozinho. Robinho não conseguiu desarmá-lo e o derrubou dentro da área: pênalti cobrado e convertido pelo atacante Edílson.
Os cariocas pressionaram bastante, e, por pouco, o jogo não acabou empatado -Fábio Baiano recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol de Fábio Costa; Anderson invadiu a área, livrou-se da marcação, chutou forte, mas a bola desviou na zaga.
De olho no placar eletrônico, o Santos pouco fez e teve que se segurar nos minutos finais -Diego saiu para entrada de Alexandre.
A festa na Vila começou antes mesmo do apito final -tão logo o placar anunciou o fim do jogo Goiás 1 x 0 Cruzeiro e o Santos como novo líder do Brasileiro.


Texto Anterior: Palmeiras goleia lanterna União e mantém a liderança da Série B
Próximo Texto: Novato barra Fabiano, mas não brilha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.