São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em seu "recomeço", Massa crava a pole

Brasileiro larga na frente pela quarta vez na temporada da F-1 e vê seu companheiro de time, Raikkonen, sair em quarto

Após frustração da última corrida, quando liderava e teve de abandonar a 3 voltas do fim, ferrarista quer se recuperar no GP da Europa

DA REPORTAGEM LOCAL

Felipe Massa chegou a Valencia para "recomeçar" na temporada e voltar a ser o piloto da Ferrari mais bem colocado no Mundial. Ontem, saiu na frente no primeiro round da disputa interna com Kimi Raikkonen. Fez a pole position do GP da Europa, 12ª etapa da F-1, que acontece hoje, às 9h.
Em sua última volta, Massa cravou 1min38s989 para conquistar a quarta pole da temporada e ficar à frente do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que marcou 1min39s199.
A vantagem em relação a seu companheiro de equipe foi ainda maior. Raikkonen ficou com a quarta posição (1min39s488), atrás do polonês Robert Kubica, que fez 1min39s392.
Massa considerou a obtenção do primeiro lugar do grid em Valencia como uma forma de ganhar moral após o abandono no GP da Hungria, quando era o líder da prova e viu seu motor estourar a três voltas do fim da corrida, fazendo com que perdesse a chance de assumir a liderança do campeonato.
"Certamente é sempre legal ficar no topo depois de uma mau resultado, especialmente como isso havia acontecido", afirmou o brasileiro, que aumentou seu otimismo em relação a uma vitória hoje.
"É ótimo largar na pole. Você tem mais possibilidades, então vamos tentar fazer uma grande corrida amanhã [hoje]", disse.
O brasileiro também procurou elogiar o desempenho de sua Ferrari, tentando compensar as críticas recebidas pela equipe graças à quantidade de erros ao longo do ano e que custaram pontos tanto para Massa quanto para Raikkonen.
"Nós temos um bom carro. Mostramos que o que houve na corrida passada foi um acidente, mas infelizmente essas coisas acontecem. Mostramos agora que nosso carro é muito competitivo, e isso é o mais importante", falou o ferrarista.
Sobre seu desempenho durante o treino de classificação nas ruas da cidade espanhola, Massa afirmou ter conseguido acertar uma boa volta, apesar de ter encontrado dificuldades para guiar na pista, que estréia no calendário da categoria.
"Não é uma pista muito fácil de andar, especialmente por causa da superfície, que é um pouco lisa e dificulta uma boa volta. E ela estava especialmente escorregadia por causa da chuva da noite passada."
Faltando seis corridas para o final da temporada, Massa tenta descontar a desvantagem de oito pontos em relação a Hamilton, o líder o Mundial de Pilotos. Terceiro na classificação, o piloto brasileiro quer também passar à frente de Raikkonen, o segundo na tabela.
O finlandês, atual campeão do mundo, não tem tido desempenhos tão bons quanto os de Massa em classificações, porém tem compensado com bons resultados nas corridas.

NA TV - GP da Europa Globo, ao vivo, às 9h


Com agências internacionais

Texto Anterior: Juca Kfouri: Entre técnicos, dopings e psicólogas
Próximo Texto: Hamilton vê brasileiro como favorito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.