UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos encara Juventude na Vila, e Leão pede "favor" ao Corinthians

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Acostumado a vibrar ruidosamente cada vez que o sistema de som da Vila Belmiro anuncia gol contra o Corinthians, o torcedor do Santos se verá na contingência de adotar o comportamento oposto hoje, às 21h40, em casa, contra o Juventude.
Além da necessidade de superar os gaúchos, o time necessita que o Corinthians faça o "favor", segundo definiu o técnico Emerson Leão, de vencer o Cruzeiro, a fim de compensar o estrago da vitória de 3 a 0 dos mineiros sobre os santistas no último sábado.
A 15 rodadas do fim do Brasileiro, o resultado impediu o Santos (58 pontos) de assumir a liderança isolada e permitiu ao Cruzeiro (61) abrir vantagem na tabela.
"Se tivéssemos feito a nossa parte, não precisaríamos disso. Mas, uma vez que não fizemos, temos de reafirmar nossa condição com uma vitória e esperar por algum favor", declarou Leão.
"Não vamos torcer pelo Corinthians. Vamos torcer para o Cruzeiro perder. Só que primeiro teremos de fazer o nosso trabalho", disse o zagueiro Preto, que hoje substituirá André Luis, suspenso.
Por se tratar de um jogo contra adversário situado próximo da zona de rebaixamento -o Juventude é o 21º colocado, com 32 pontos-, a preocupação de Leão é que o eventual desinteresse dos torcedores resulte em arquibancadas vazias e que isso contamine o ânimo dos jogadores.
Mesmo na condição de atual campeão brasileiro, dos 16 jogos que o time disputou em casa, somente em três (Cruzeiro, São Paulo e Flamengo) o público pagante superou a marca de 9.000 torcedores -a Vila Belmiro é autorizada a receber até 20 mil pessoas. Por essa razão, a diretoria chegou a cogitar a transferência de algumas partidas de Santos para São Paulo ou para o ABC.
"Todos os jogos são perigosos, principalmente aqueles em que o pessoal acha que não é preciso ir ou torcer", afirmou Leão.
Mais uma vez, a rotina de desfalques acompanhará a equipe. Quatro jogadores estarão de fora da partida de hoje: André Luiz e Fabiano, suspensos, e Diego e Paulo Almeida, machucados.
Depois de ter iniciado na reserva o jogo contra o Cruzeiro, por opção tática de Leão, o atacante William receberá de volta a camisa 9. Na vaga de Paulo Almeida, continuará Daniel. Na de Diego, Jerri. O lateral Reginaldo Araújo retornará à ala direita após cumprir suspensão no sábado.
Comandado pelo interino José Luiz Plein Filho, o Juventude não terá seus os laterais Mineiro e Marcão, ambos suspensos. Plein não definiu os substitutos.


NA TV - Record (só para São Paulo e Campinas) e Globo (menos para SP), às 21h40, ao vivo


Texto Anterior: O personagem: Ricardinho faz promessa pela Libertadores
Próximo Texto: Tênis - Régis Andaku: Hora de acordar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.