São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luxemburgo revê tabu de Vanderlei

Técnico foi o algoz de seu atual time há 30 anos, quando fez gol que deu a última vitória ao Flamengo na Vila Belmiro

Com Fábio Costa mantido na equipe após confusão no meio de semana, Santos tenta encerrar série sem vitórias e restabelecer paz


JULYANA TRAVAGLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Quando entrar em campo para dirigir o Santos hoje à tarde, na Vila Belmiro, diante do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo tentará prolongar um tabu de 30 anos, quando ele era apenas Vanderlei, um esforçado lateral-esquerdo rubro-negro.
Em 21 de julho de 1976, o atual treinador do Santos fez o gol decisivo nos 2 a 1 do Flamengo sobre os donos da casa num amistoso realizado na Baixada. Desde então, nunca mais os cariocas triunfaram na Vila.
De quebra, além de manter a escrita histórica, Luxemburgo pode conseguir, com um triunfo, restabelecer a paz no clube e reaproximar o Santos do São Paulo, o líder do campeonato.
Ele reconhece que a distância para a equipe do Morumbi é grande (nove pontos), mas continua exigindo uma seqüência de vitórias porque, em campeonato de pontos corridos, "tudo pode acontecer".
"Cabe a nós trabalhar forte, ganhando jogos seguidos, para levar a equipe à Taça Libertadores do ano que vem. A partir do momento em que você se mantém na [zona da] Libertadores, com vitórias seguidas, de repente pode chegar ao título, que não está descartado."
Vitória é algo que o Santos não conhece há três rodadas -a última foi também na Vila Belmiro, contra o Palmeiras, na goleada por 5 a 1, no dia 3.
No entanto, apesar do empate por 1 a 1 com o Fluminense, na última quarta-feira, Luxemburgo diz que gostou do desempenho do time. De acordo com o técnico, o adversário chegou com a proposta de ficar atrás e buscar o contra-ataque.
Além da estiagem santista, uma outra escrita, mais recente, ameaça a marca pessoal do ex-lateral, que se despediu dos gramados em 1980. Nesta temporada, apenas times do Rio conseguiram tirar pontos do Santos no seu estádio. Fluminense e Botafogo empataram, e o Vasco venceu, enterrando a invencibilidade de dez meses do time alvinegro na Vila.
O goleiro Fábio Costa, que se envolveu em uma confusão com torcedores na última partida, pediu desculpas e foi confirmado pelo treinador santista. Ele volta ao palco das discussões hoje para tentar selar de vez a paz com a torcida.
Já o volante Maldonado, expulso na partida contra o Fortaleza, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, anteontem, no Rio de Janeiro, e poderá jogar hoje. O atleta chileno foi julgado pelo artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por "praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida".
Para a partida em Santos, o Flamengo contará com a volta do meia Renato Augusto, atual destaque da equipe, que se recuperava de uma lesão. Os volantes Léo e Paulinho, suspensos no jogo contra o Cruzeiro, também estão liberados. A baixa do elenco mais uma vez é o atacante Sávio, que se recupera de uma lesão na coxa direita.


NA TV - Santos x Flamengo
Globo e Record (menos para SP), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Edmundo faz os problemas aumentarem
Próximo Texto: Ataque vive seca de bola na rede rival
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.