São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldinho é 1ª opção para Copa

Pesquisa Datafolha põe astro do Milan acima de Neymar na preferência dos brasileiros para Mundial

Levantamento pergunta a entrevistados quem, entre os atletas que não vêm sendo chamados por Dunga, deveria ir à África do Sul

DA REPORTAGEM LOCAL

Se depender da opinião dos brasileiros, o veterano Ronaldinho, 30, é mais importante do que o novato Neymar, 18, na Copa do Mundo da África.
É o que mostra pesquisa nacional realizada pelo Datafolha nos últimos dias 15 e 16 de abril, antes de o santista brilhar contra o São Paulo no segundo jogo das semifinais do Paulista.
O instituto perguntou quem Dunga deveria convocar primeiro para o Mundial numa lista de atletas que não vêm sendo chamados pelo treinador.
O meia-atacante do Milan teve sua convocação pedida por 30% dos entrevistados. Neymar ficou em segundo, com 16%, na frente dos corintianos Roberto Carlos (11%) e Ronaldo (9%). A pesquisa entrevistou 2.600 pessoas em 144 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Ronaldinho lidera em praticamente todos os extratos da população. Em alguns casos, a diferença geral de 14 pontos percentuais em relação à revelação santista cresce muito.
É o que acontece, por exemplo, entre os mais jovens. Dos entrevistados entre 16 e 24 anos, 35% querem que o milanista rompa o "grupo fechado" de Dunga, ou 18 pontos a mais do que a popularidade de Neymar nessa faixa etária.
O atacante santista tem a favor os índices entre os mais ricos, os mais instruídos e os que dizem gostar muito de futebol.
Para os entrevistados com curso superior, a diferença a favor de Ronaldinho é de apenas seis pontos percentuais (30% contra 24%). No grupo que ganha mais de dez salários mínimos, fica em 11 pontos, mas nesse caso a preferência por Neymar bate nos 27%. O novato do time do litoral também fica bem acima do seu índice geral entre os que dizem ter grande interesse por futebol (23%).

Rejeitados
A pressão popular, por Ronaldinho, e da crítica, por Neymar, parecem não mudar a convicção de Dunga sobre os 23 atletas que irão à Copa sul-africana, que começa em junho.
Reiteradas vezes o treinador deu sinais de que não conta com nenhum dos dois. Contra Neymar, pesa o fato de ele nunca ter sido chamado para a seleção. Dunga também disse recentemente que "não é hora de novidades" na convocação.
Mais cheia de espinhos ainda é a relação do treinador com Ronaldinho, que Dunga precisou engolir na Olimpíada de Pequim-2008, quando o milanista foi "convocado" por Ricardo Teixeira, o presidente da CBF. À época, o treinador da seleção não contava com toda a força que tem atualmente.
Mas algo parece ter acontecido durante os Jogos, e Ronaldinho logo perdeu espaço na equipe. Nem a sua temporada boa no Milan foi capaz de fazer Dunga mudar de ideia e abrir as portas para uma nova chance.
Fora a disputa Ronaldinho x Neymar, a pesquisa do Datafolha apontou a vantagem de Roberto Carlos em relação ao companheiro de time Ronaldo.
Isso especialmente na opinião dos torcedores do Corinthians. Entre os entrevistados que torcem pelo clube paulistano, Roberto Carlos foi o segundo mais lembrado para o grupo de Dunga, com 25% das preferências, apenas um ponto percentual a menos do que os que pediram Ronaldinho na Copa.
Ronaldo foi citado por 12% dos corintianos. Até entre os flamenguistas, que ficaram irados após o Fenômeno optar pelo Parque São Jorge e não pela Gávea, onde se recuperou da última grave lesão no joelho, o maior artilheiro das Copas do Mundo (15 gols) foi mais lembrado, com 13% das indicações.


Texto Anterior: Saiba mais: Empresários assumiram time em 2006
Próximo Texto: Kaká bate Messi na aposta para o craque do Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.