São Paulo, domingo, 25 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Au revoir, Guga!

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Começa hoje em Paris o torneio que encerra a mais brilhante carreira de um tenista brasileiro na história.
Pela última vez, Gustavo Kuerten disputa Roland Garros, evento em que surgiu para o mundo ao conquistá-lo de forma surpreendente em 1997.
Por seu envolvimento emocional com o principal torneio de saibro do circuito, onde triunfou mais duas vezes (2000 e 2001), Guga o escolheu como o derradeiro de uma carreira de 20 títulos e 43 semanas na liderança do ranking mundial.
Como em 1997, o brasileiro vestirá em Roland Garros a camisa amarela com detalhes em azul e calção azul, uniforme desenhado inicialmente para o russo Ievguêni Kafelnikov, campeão no ano anterior.
A grande diferença é que, agora, o físico é o principal rival. Após duas cirurgias no quadril direito, Guga não consegue mais jogar em alto nível por muito tempo -já citou o limite de "45, 50 minutos". Mas para a estréia, hoje, se disse preparado para "duas ou três horas".
Seu adversário é o francês Paul-Henri Mathieu, 19º do mundo. Será na quadra central, no terceiro jogo da rodada que começa às 6h de Brasília (com TV). Antes do brasileiro, jogarão ali os destaques sérvios Ana Ivanovic e Novak Djokovic.
Apesar do bom ranking e da nacionalidade (francesa) do rival, Guga está otimista. "Toda vez que vim aqui, sempre saí muito feliz e curti os momentos. Espero que seja da mesma maneira", disse ontem, após treinar com Marcos Daniel.


Texto Anterior: Na Europa, restrições são maiores
Próximo Texto: Paris foi ponto de partida para façanhas inéditas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.