São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Após ouro em Pequim, queniano visa recorde

DO ENVIADO A PEQUIM

Após atingir o feito de conquistar a primeira medalha de ouro olímpica da maratona para o Quênia, Samuel Wansiru, 21, estabeleceu uma outra meta ambiciosa na carreira: quebrar o recorde mundial da prova, que pertence ao etíope Haile Gebrselassie (2h04min26s).
E a vontade de conseguir a marca é tão grande que faz o queniano até se confundir.
"Quero correr a Maratona de Berlim de 2009 para quebrar o recorde mundial. Então, não irei correr no Mundial porque eles irão ocorrer ao mesmo tempo", disse Wansiru ontem, após seu triunfo em Pequim.
O fundista porém, esqueceu-se de que uma coisa não exclui, necessariamente, a outra. A Maratona de Berlim de 2009 está marcada para 14 de junho.
Mas o Mundial também será em Berlim, entre 22 e 30 de agosto, e sua maratona deverá acompanhar o mesmo percurso já seguido pela tradicional prova de 42,195 km.
Berlim é a prova favorita dos fundistas para obter boas marcas. Com percurso plano e clima e temperatura agradáveis, a maratona assistiu à três quebras de recorde mundial em suas dez últimas edições. Em uma delas, Ronaldo da Costa tornou-se, há dez anos, dono da então melhor marca da história da prova (2h06min05s).
Na noite de anteontem, Wansiru, que treina no Japão, mostrou estar preparado para marcas mais significativas. Ele cravou 2h06min32s para triunfar em Pequim. É a oitava melhor marca do ano.
"Se as condições, poderia correr em 2h04min. Aqui há muito calor e umidade", disse. (ADALBERTO LEISTER FILHO)


Texto Anterior: Campeão diz estranhar falta de Ricardinho
Próximo Texto: Cuba: Cuba termina em 28º e confirma sua decadência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.