São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa sente prazer da liderança e crava 1 ponto

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Felipe Massa, 23, da Sauber, fechou a temporada do jeito que tinha planejado: conquistando um ponto com a oitava colocação. Mas, na verdade, o resultado superou até a expectativa do próprio piloto que, pela primeira vez na carreira, sentiu o prazer de liderar um GP de F-1.
"Pelo menos eu consegui liderar uma volta. Isso já me dá uma emoção muito grande", disse.
Ficou na ponta entre a sexta e a sétima voltas, quando os rivais decidiram trocar os pneus logo que a pista começou a secar.
Sobre o desempenho na corrida, o brasileiro destacou que, levando-se em conta as condições do tempo, chuvoso, saía de Interlagos satisfeito com o resultado.
"A chuva no início da prova prejudicou um pouco", disse.
Massa também obteve uma outra marca na prova, a da velocidade absoluta auferida no ponto mais rápido do circuito, com 326,8 km/h. A Sauber utiliza motor da Ferrari (com um ano de defasagem). Nesse quesito, empatou com Michael Schumacher, ambos na frente de Giancarlo Fisichella, o outro piloto da Sauber, que veio a seguir com 325,9 km/h.
A corrida de Massa ontem foi uma repetição do GP da China, quando também saiu em quarto e cravou um ponto. A diferença é que o quarto tempo no grid, obtido no sábado, fica para a história do automobilismo como a melhor posição da Sauber no Brasil.
Giancarlo Fisichella se despediu da Sauber com um nono lugar. O canadense Jacques Villeneuve é quem vai formar a dupla com Massa em 2005. O brasileiro evitou falar sobre o futuro companheiro, observando ser cedo demais, já que o canadense terá de andar com o carro e se adaptar.
"A única coisa que eu posso dizer, é que estou confiante para o ano que vem, com o carro da Sauber, que vem evoluindo."
O balanço da temporada, na opinião do piloto, foi positivo tanto para ele como para a equipe, que conseguiu ser competitiva nas últimas sete corridas.
"O carro melhorou do meio do ano até aqui. O pneu da Bridgestone casou com a Sauber, deixando a traseira mais no chão. Casou ainda com o meu estilo".
Com 12 pontos no total, Massa garantiu a 12ª posição na temporada. Somou pontos na Malásia (1), Mônaco (4), Bélgica (5), China (1) e Brasil (1). Essa foi a sua segunda passagem pela Sauber. Na primeira, marcou apenas quatro pontos. Em 2003, atuou como piloto de testes da Ferrari.
O terceiro e último brasileiro na F-1, Ricardo Zonta, 28, terminou em 13º, quando, numa repetição dos problemas da véspera, a Toyota não conseguiu o ajuste correto para a aderência na parte da frente. "O tempo chuvoso dificultou ainda mais." Foi a terceira corrida de Zonta pela F-1 em São Paulo. Na estréia, em 99, sofreu acidente grave nos treinos. Em 2000, largou em oitavo e cruzou a linha em nono. Neste ano, só assumiu o carro em agosto, ocupando vaga de Cristiano da Matta.

Texto Anterior: Saiba mais: Brasileiro perde pelo único ponto fraco do carro
Próximo Texto: Automobilismo: Montoya triunfa e sacode arquibancadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.