São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Equipe de Tite ganha do Paraná por 2 a 1, melhora desempenho contra sulistas e segue pensando na Libertadores

Corinthians esquenta em turnê pelo Sul

CARLOS IAVELBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Corinthians começou bem sua dupla rodada pelo Sul do país. A equipe bateu o Paraná por 2 a 1, melhorou seu retrospecto diante dos times da região e ainda manteve vivo o sonho de conquistar uma vaga para a Libertadores.
De quebra, o time paulista terminou com um incômodo tabu: havia 12 rodadas que o Corinthians não conseguia marcar mais de um gol por jogo -a última vez havia sido contra a Ponte Preta no dia 14 de agosto, no Pacaembu, quando venceu por 2 a 0. Agora, está com 57 pontos, a 12 do líder Atlético-PR e a 8 da zona de classificação para a Libertadores.
O desempenho do time no ataque se justifica pela melhora do aproveitamento nas finalizações. No primeiro tempo, o Corinthians teve um acerto de 60% nos chutes a gol -em cinco tentativas, foram dois gols e uma defesa do goleiro paranaense Flávio. Uma melhora significativa em relação à média da equipe no Brasileiro, a quarta pior do campeonato, que era de 33,3% até a rodada.
Do lado da equipe paranaense também houve melhora nas finalizações-no primeiro tempo o acerto foi de 62,5%, quando sua média até ontem era de 28,7%, segunda pior do campeonato.
A diferença que pesou a favor do Corinthians foi a atuação decisiva de Fábio Costa, principal jogador em campo. Ao todo, o goleiro corintiano realizou oito defesas e mais oito intervenções, evitando que o rival empatasse.
Com a vitória de ontem, o Corinthians chegou à seu quinto triunfo contra times do Sul nesse Nacional -foram três empates e cinco derrotas. Com isso, a média da equipe contra times sulistas subiu para 46,2%. A melhor marca ainda é contra as equipes do Sudeste (54,4%), e a pior, diante das do Nordeste (33,3%), que está representado só pelo Vitória.
Na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Criciúma, na casa do adversário, a equipe paulista terá mais uma oportunidade para melhorar ainda mais o retrospecto diante dos clubes do Sul.
O Corinthians começou bem a partida. Atuando com a dupla de atacantes Jô e Gil bem aberta, a equipe conseguiu abrir espaços na defesa do Paraná e explorou bem os contra-ataques.
Foi assim que o time abriu o placar. Logo aos 16min, Fábio Costa repôs a bola rápido para Jô, que levou até a linha de fundo e cruzou na medida para o volante Fabinho mergulhar e marcar seu primeiro gol no jogo.
Apesar do gol sofrido, o Paraná não se abateu e partiu para cima, mas foi o Corinthians que voltou a marcar. O lateral-esquerdo Renato recebeu a bola e cruzou rasteira para Fabinho empurrar para o fundo das redes.
Com dois gols sofridos, o técnico do Paraná, Paulo Campos, fez duas substituições ainda no primeiro tempo.
Quanto tudo parecia fácil, o Corinthians ficou com um jogador a menos em campo. O volante Edson recebeu o segundo cartão amarelo aos 36min da primeiro tempo e deixou a partida.
Na segunda etapa, o Paraná voltou mais disposto. Mas foram os paulistas que assustaram primeiro. Aos 8min Jô arrancou desde o campo de defesa, se livrou de dois zagueiros e ficou cara a cara com o goleiro adversário. Ha hora da finalização, acertou a trave.
Dez minutos depois o Paraná conseguiu diminuir com um gol de cabeça do atacante Galvão após cobrança de escanteio.

Texto Anterior: O personagem: Festejado, Lugano comete só uma falta no clássico
Próximo Texto: Para Tite, equipe voltou a ser capaz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.