UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Skatista critica Olimpíada e diz preferir X-Games

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de a neve ser o atalho olímpico de muitos brasileiros, há quem priorize outras competições. É o caso de André Cywinski, 26, atleta de skate e snowboard, cujo sonho é disputar os X-Games de verão, competição dos esportes de ação.
Atual campeão brasileiro de snowboard na categoria half pipe, Cywinski fez o caminho inverso do de parte dos atletas brasileiros. Profissionalizou-se no "surfe na neve" em 96, cinco anos antes de fazê-lo como skatista.
"Em 2001, vendi meu carro e passei o ano no exterior, tentando a vaga para os Jogos de Salt Lake. Fiquei fora por pouco. Depois optei por me profissionalizar no skate. Faltou dinheiro para me dedicar só ao snowboard", diz o atleta, que também é produtor de vídeos.
Para ele, o snowboard é o único esporte que pode ser considerado radical -"apesar de a neve amortecer um pouco, a queda dói até mais.que o skate"- a fazer parte do programa olímpico. Por isso justifica sua preferência pelos X-Games: "Acho que a Olimpíada tem um formato meio "careta'".
E criticou até a premiação. "Depois de ralar para ir ao pódio, qual a utilidade da medalha? O prêmio deveria ser outro, um carro ou quantia em dinheiro." (JCA E LF)

Texto Anterior: Dirigentes querem fazer pista artificial no Rio
Próximo Texto: Futebol: Brasil entra de vez na era dos patrocinadores globais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.