São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanhas sem derrota embalam maiores Estaduais

Além de Internacional e Sport, Corinthians e Cruzeiro podem conquistar suas taças invictos nesta temporada

Exceção feita ao Estadual do Rio, que também teve um domínio amplo dos grandes, principais disputas do tipo no país espreitam façanhas


DA REPORTAGEM LOCAL

Ser campeão invicto, normalmente um feito épico, está virando rotina em alguns dos principais Estaduais do país.
Dos quatro principais torneios do tipo no Brasil, três podem acabar com campeões sem derrota: o Corinthians, em São Paulo, o Cruzeiro, em Minas Gerais, e o Inter, que já garantiu o troféu de forma invicta no Rio Grande do Sul.
Se, no Paulista, o Corinthians tem a vantagem de decidir no Pacaembu e jogar por dois empates -o time não perdeu neste ano ainda-, em Belo Horizonte, o Cruzeiro precisará tirar a vantagem do arquirrival Atlético-MG, que fez melhor campanha na fase de classificação.
Além do Internacional, que no Campeonato Gaúcho acumulou incríveis 19 vitórias e só dois empates para ficar com a taça, o Sport também se sagrou campeão invicto. Os dois times decidiram os Estaduais de forma precoce porque ganharam ambos os turnos.
Mesmo dividido com a Libertadores, competição em que conseguiu classificação no meio da semana para o mata- -mata, o Sport venceu seu Estadual com sobras: 20 vitórias e três empates. O time é um genuíno tetracampeão, ganhou os últimos sete turnos do Campeonato Pernambucano e já vislumbra um esperado hexa, que só o Náutico tem, em 2011.
O Cruzeiro, que pode até ser vice-campeão invicto (se empatar duas vezes), tem 11 vitórias e quatro empates no Mineiro. O time pode marcar hoje a maior série invicta em partidas contra seu maior rival -busca alcançar 11 confrontos sem derrota para o Atlético-MG. O clube azul só perdeu uma partida nesta temporada -4 a 0 ante o Estudiantes, na Argentina, pela Libertadores.
Assim como o Internacional, o Cruzeiro distribuiu algumas goleadas no Estadual, o que mostra que os times pequenos, especialmente nesta temporada, não foram páreo de fato para as principais equipes do país.
O Cruzeiro fez 7 a 0 no Democrata e 7 a 2 no Tupi, time que pintava como sensação em Minas Gerais. O Inter foi campeão com um 8 a 1 no Caxias -já havia feito 7 a 0 no Brasil de Pelotas e 6 a 2 no Esportivo.
No Paulista, tido como o Estadual mais difícil do país, o Corinthians manteve sua invencibilidade com muitos empates -foram nove em 21 partidas. O time de Mano Menezes aplicou uma goleada: 4 a 1 no Oeste.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Decisão em MG tem escolta para organizadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.