São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão em MG tem escolta para organizadas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Na primeira partida das finais do Campeonato Mineiro, hoje, às 16h, as torcidas organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro receberão escolta da Polícia Militar desde os pontos tradicionais de encontro nos bairros de Belo Horizonte até o Mineirão.
O novo esquema adotado pela PM mineira tem como objetivo evitar confrontos entre os torcedores rivais antes do jogo. Em SP, a escolta é prática comum nos últimos anos em clássicos.
Para a final, foram postos à venda 64,8 mil ingressos, 50% para cada torcida.
A intenção da PM é impedir que os ônibus dos torcedores de organizadas parem no centro da capital ou mudem a rota para provocar rivais, o que costuma ocorrer nos jogos entre grandes.
O policiamento será feito por 1.200 homens, 200 a mais que os destacados para o último clássico, realizado em 14 de fevereiro, na fase de classificação do Mineiro.
Naquele dia, dois atleticanos que estavam parados em um ponto de ônibus foram baleados no bairro Horto por cruzeirenses, segundo a PM. Um deles morreu.
Torcedores do Atlético foram a um bairro próximo para se vingar. O resultado: uma briga generalizada com cruzeirenses que se reuniam em uma rua antes do clássico. A PM usou até helicóptero para conter a confusão.
No mesmo dia, a violência entre as duas torcidas foi registrada também em mais dois bairros, no centro da capital mineira e em três cidades da região metropolitana.
Como os confrontos ocorrem principalmente em locais afastados do estádio, a polícia tenta agora mudar a sua forma de agir.
"Faremos o acompanhamento das principais aglomerações, nos bairros, nas estações [de ônibus]. E faremos o acompanhamento até as imediações do estádio", diz o tenente Paulo Roberto Alves, responsável pelo planejamento do policiamento do Batalhão de Eventos.
Foi em uma estação de ônibus, na zona norte, que, em 2004, atleticanos mataram a pancadas um cruzeirense que ia ao estádio. Quatro foram condenados a 13 anos de prisão. Mas há ocorrências também no estádio, como a de 2007, que resultou no espancamento e morte de um atleticano por rivais.


NA TV - Cruzeiro x Atlético-MG
Globo (para MG), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Campanhas sem derrota embalam maiores Estaduais
Próximo Texto: Botafogo pega algoz em 3ª final seguida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.