São Paulo, domingo, 26 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Técnico do Vasco torce por rival
Vira-casaca se estressa para vencer o campeão

LUÍS CURRO
da Reportagem Local

"Fico cansado, rouco, de cabelo branco, estressado."
Desse modo, o técnico do Vasco, Alberto Bial, 45, resume seu estilo de comando no Vasco da Gama, única equipe carioca com chance de ir à final do Campeonato Nacional masculino de basquete.
O time disputa uma das semifinais, em playoff melhor de cinco jogos, contra o atual campeão brasileiro, Marathon/Franca.
Na noite de anteontem, na primeira partida, no Rio, o Vasco venceu por 101 a 91. Hoje, acontece a segunda da série, em Franca.
De tão empolgado em suas orientações aos jogadores do Vasco e nas comemorações após cada vitória (chegou a chorar após a classificação às semifinais), é difícil acreditar que Bial torça para outro time, o Fluminense.
Ele, porém, não gosta de comentar o assunto. "Fica até chato dizer que sou torcedor do Flu dirigindo o Vasco", diz.
Mas Bial confirma que, quando adolescente, frequentava estádios e torcia para o rival. "Era de uma torcida organizada. Ia com amigos, fazia bagunça, mas sem violência", afirma.
No Vasco, Bial conquistou o Estadual de 97 e prega o discurso do bom profissional. "Deixo de lado o time de criança e visto a camisa: torço para o Vasco."
O treinador veste a camisa ao pé da letra: nos jogos, usa uma pólo que tem a cruz de malta, símbolo do clube. "Fico mais elegante do que se usasse um blazer", diz ele.
Não é a primeira vez que Bial "vira a casaca": já dirigiu também o Botafogo, time pelo qual foi campeão estadual em 91.
Pelo Fluminense, foi cinco vezes campeão estadual de basquete como jogador, nos anos 70. Mas como técnico, em 96, fracassou.
Em Rio Claro, o Brastemp recebe o Polti-COC e tenta empatar a outra série. Anteontem, perdeu em Ribeirão Preto por 92 a 87.
NA TV - Na Sportv, às 11h, Marathon x Vasco; às 19h, Brastemp x Polti-COC



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.