São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Scolari é na Eurocopa o rei do "quem entra faz"

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhum técnico da Eurocopa é tão decisivo e mexe tão bem na equipe quanto o brasileiro Luiz Felipe Scolari. Dos seis gols de Portugal na competição, cinco foram marcados por jogadores que saíram do banco de reservas.
Apenas outras cinco seleções viram reservas entrarem em campo e anotarem na Euro. Karel Brückner, treinador da República Tcheca, é o segundo mais feliz nas substituições no torneio -três gols tchecos foram de atletas que ele colocou durante as partidas.
Os treinadores de Espanha, Dinamarca, Holanda e Suécia viram apenas uma vez um homem do banco de reservas balançar as redes adversárias. Porém poucos desses gols foram tão importantes quanto os das apostas de Scolari.
Nos quatro jogos de Portugal, as substituições do técnico brasileiro no time deram resultado efetivo.
O atacante Ronaldo descontou na derrota por 2 a 1 na estréia contra a Grécia. Diante da Rússia, foi a vez de Rui Costa entrar e marcar. Nuno Gomes foi o suplente ""salvador" contra a Espanha. Anteontem, na épica vitória contra a Inglaterra, Postiga e Rui Costa foram lançados em momentos cruciais e marcaram gols.
Scolari usou até agora na Eurocopa 19 atletas dos 23 que convocou. Sem contar times que estavam com situação definida na rodada final da primeira fase, como a Rússia (eliminada) e a República Tcheca (classificada), o treinador foi o que mais aproveitou o elenco que levou para o torneio.
Apenas os goleiros reservas Quim e Moreira, o zagueiro Beto e o meio-campista Tiago ainda não foram usados por Scolari na disputa que acontece em Portugal.
Após a derrota para os gregos, Scolari alterou metade da equipe de uma só vez. Trocou praticamente toda a defesa e incluiu o brasileiro naturalizado português Deco no meio-campo. Depois, fixou o atacante Cristiano Ronaldo, 19, no time, que melhorou bem.
O meia-atacante Figo, jogador mais badalado do país, foi substituído anteontem e saiu frustrado, mas, a princípio, deve seguir como titular na fase semifinal.


Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: Lá e cá
Próximo Texto: Multimídia: Europa exalta técnico, e ingleses falam em roubo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.