São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estado grave

Massa é nocauteado em plena pista

Mola solta do carro de Barrichello atinge cabeça do piloto ferrarista, que é internado e operado em hospital da Hungria

Reuters
Felipe Massa é socorrido após grave acidente no treino oficial para o GP da Hungria, no qual foi atingido perto do olho

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BUDAPESTE

Felipe Massa, 28, sofreu ontem em Budapeste o pior acidente de sua carreira na F-1.
Durante a segunda parte do treino oficial para o GP da Hungria, foi nocauteado em pleno cockpit por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello. Seu estado de saúde era considerado grave, porém estável, na noite de ontem.
Massa foi operado para retirar fragmento de osso acima do supercílio esquerdo, onde sofreu corte profundo. Com diagnóstico de concussão, leve lesão cerebral, em coma induzido e internado em UTI, seria reavaliado nesta manhã, após uma tomografia. Décimo colocado no grid, está fora da corrida.
A mais de 200 km/h, Massa reduzia marchas no momento do choque. Imagens da câmera de TV instalada em seu carro mostram a peça, de 10 cm x 5 cm e 1 kg, voando na direção de sua cabeça. Após o impacto, provavelmente grogue, o piloto não conseguiu fazer mais nada, e sua Ferrari seguiu direto e reto contra um muro de proteção.
Levado ao centro médico do autódromo e mais tarde transferido de helicóptero ao Hospital Militar de Budapeste, Massa mantinha-se alerta imediatamente após o acidente, apesar do corte de 8 cm na testa. Acabou sedado para minimizar a agitação. Primeiro a transmitir informações sobre o colega, Barrichello descreveu-o "agitado, falando, consciente".
A Ferrari declarou que o capacete e a viseira de Massa amassaram, mas resistiram ao impacto. No último domingo, em acidente de natureza semelhante, Henry Surtees, filho do campeão mundial John Surtees, morreu em Brands Hatch.
Durante prova de F-2, foi atingido na cabeça por roda que voava pela pista após acidente.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Estado de Massa é grave e estável, dizem médicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.