São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa crava a pole e renova o ânimo

Ferrarista, que sai na frente no GP da Turquia, diz ter boa estratégia para apagar erros e seguir vivo no Mundial de F-1

Equipe também espera bom desempenho na pista rápida de Istambul, onde costuma brilhar, para acirrar disputa no Mundial de Construtores


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Felipe Massa conquistou ontem, em Istambul, não só a pole para o GP da Turquia, 12ª etapa do Mundial de F-1, que acontece hoje, às 9h (de Brasília).
Depois de uma classificação frustrante e uma corrida ainda mais decepcionante na Hungria, há três semanas, o ferrarista ganhou também uma injeção de ânimo para as últimas cinco corridas da temporada.
Com 21 pontos a menos que o líder do campeonato, Lewis Hamilton -que larga em segundo hoje-, Massa precisa de uma vitória para continuar na disputa pelo título. Fernando Alonso, segundo na tabela, sai em quarto. E seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, o terceiro, larga em terceiro.
"Estou muito orgulhoso. Foi um resultado sensacional", comemorou Massa, que não saía em primeiro desde o GP da França, no início de julho.
"Depois dos problemas na Hungria, era o que precisávamos", completou ele, sobre o fato de a Ferrari ter esquecido de reabastecer seu carro em Budapeste, o que fez com que perdesse tempo e largasse em 14º -terminou só em 13º lugar.
A pole de ontem foi a oitava de sua carreira e a primeira em um circuito no qual ele já havia conseguido largar na frente.
A do ano passado, sua primeira na F-1, o conduziu para a primeira vitória na categoria.
"Claro que espero repetir o resultado de 2006, mas a corrida deste ano vai ser bem difícil, assim como foi a classificação", falou Massa, que não tinha os melhores tempos, mas obteve uma última volta perfeita.
"Sabia que estava com um bom carro e fiquei atento aos meus erros nas duas primeiras partes do treino para que não os repetisse na hora que valia de verdade", explicou ele. "Foi assim que eu consegui fazer uma volta muito boa, mas sem exagerar nem perder tempo."
Para a Ferrari, a pole também foi motivo de festa. O carro da equipe, segunda no Mundial de Construtores, adequa-se melhor às caraterísticas de pistas velozes, como Istambul.
Mas nas duas em que deveria ter tido melhor performance, Canadá e EUA, viu a McLaren brilhar. Agora, quer mostrar que o favoritismo que lhe é atribuído na Turquia é merecido.
"Uma vitória aqui seria sensacional. Não só para mim e para a equipe, mas também para o campeonato", disse Massa. "Temos uma boa estratégia, e ela deve funcionar bem."
O brasileiro disse ainda não temer que aconteça o mesmo que no GP da França, quando largou na frente e perdeu a vitória para Raikkonen nos pits por causa da estratégia.
Logo após cravar a pole, Massa festejou o resultado com Hamilton. Mas, apesar da animação da dupla, disse que hoje as coisas entre eles serão diferentes. "A gente se dá muito bem, mas pode ter certeza de que eu não vou vender barato meu lugar durante a corrida", disse. "Na verdade, poderia até ser o meu irmão do meu lado que eu não ia facilitar", brincou.


NA TV - GP da Turquia
Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: Tostão: Contra fatos há outros fatos
Próximo Texto: McLaren usa um time para cada piloto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.