São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

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FUTEBOL

A maior torcida do mundo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Flamengo , sabe-se, possui a mais numerosa torcida do Brasil e, segundo projeções que tomam como base as populações dos países que mais se interessam por futebol, deveria ter a maior torcida do planeta também.
Uma pesquisa recente feita pela SPORT+MARKT nos principais mercados da bola apresentou resultado monstruosamente diferente dessas projeções, mas mais que esperado. O Real Madrid, entre África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Holanda, Índia, Itália, Reino Unido e Rússia, teria 490 milhões de fãs. Tem como maior rival o Manchester United, que angaria 350 milhões de torcedores.
O alcance que os mais badalados times europeus conseguem e o poderoso trabalho de marketing que é feito por esses clubes gigantes são assombrosos. Não há como um clube brasileiro, por mais que ele se esforce ou seja de ""massa", competir mundialmente com os empregadores de Beckham, Ronaldo e Zidane, por exemplo.
O Real Madrid tem apenas no território europeu 31 milhões de torcedores, aproximadamente o número de flamenguistas no Brasil. Já o time de Manchester conta com cerca de 14,2 milhões de seguidores no velho continente, número aproximado da torcida do São Paulo, que figura como a terceira maior do país em quase todas as pesquisas após a era Telê.
Foram ouvidas pessoas entre 15 e 69 anos na enquete que colocou o Real Madrid como uma marca quase imbatível no planeta. Obviamente, muitos dos que foram ouvidos não freqüentam o estádio Santiago Bernabéu e devem até ter um clube de preferência em seu próprio país, mas mesmo esses são, de todas as formas, potenciais ""consumidores" do supertime espanhol (compram camisas, vêem jogos pela TV, visitam o site do clube, acompanham turnês, procuram notícias sobre a equipe ou se dizem, quando questionados em pesquisas, ""muito interessados" no Real Madrid).
Curioso perceber que de fato a fase do time influencia na aquisição de torcedores. Na temporada passada, quando Real Madrid e Manchester United fracassaram, os dois foram um pouco esquecidos por seus fãs de outros continentes. No Japão, o interesse pelo time espanhol teve considerável queda (de 25% para 12%), e, na China, os que acompanham os ""Red Devils" também viraram um pouco as costas (o nível de interesse, segundo a pesquisa, passou de 34% para 23%).
A SPORT+MARKT conseguiu aferir também outros dados interessantes, mais especialmente no que se refere à preferência dos torcedores de fora da Europa pelas ligas nacionais européias. Os japoneses preferem a Série A, o Italiano (Nakata, fácil, é a maior explicação para isso). Já os brasileiros demonstraram curtir mais a Liga (o fluxo recente de ídolos nacionais, como Ronaldo e Ronaldinho, para a Espanha dá uma ofuscada no tradicional calcio).
A Premier League, porém, é com certa folga ainda o Nacional mais seguido mundo afora, com 351 milhões de adeptos fiéis entre África do Sul, Brasil, China, EUA, Índia, Japão e Rússia. O marketing inglês sempre foi ótimo.

Internet
A pesquisa citada na coluna detectou até que os torcedores do Chelsea no Brasil têm mais acesso à rede, de uma forma geral, que os seguidores do Real Madrid no país. Algo compreensível, pois o time espanhol é bastante popular, até pelos seus atletas, e o clube londrino, sem ídolos brasileiros, só agora começa a existir para a ""massa".

Bundesliga
O Campeonato Alemão, nos principais mercados alternativos (entra aqui o Brasil), está surpreendentemente muito bem cotado, com 250 milhões de seguidores fiéis, o que o deixa tecnicamente empatado com o badalado Espanhol (251 milhões). O Italiano (305 milhões), mesmo em um momento que não é lá dos melhores, é quem mais se aproxima em interesse global do Campeonato Inglês.

E-mail: rbueno@folhasp.com.br

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